NA ESTREIA DO TÉCNICO TITE, o Flamengo venceu o Cruzeiro por 2 x 0, gols de Ayrton Lucas e Pedro, de pênalti, no 1º tempo da noite de ontem (19), no Mineirão, tornando-se o melhor visitante, após 27 rodadas do Campeonato Brasileiro de 2023, com sete vitórias, primeira sem sofrer gol. Terceiro com 47 pontos e 13 vitórias, o Flamengo ficou a dois pontos do vice-líder Bragantino, que venceu o Santos por 3 x 1, e a 11 pontos do líder Botafogo, faltando 11 rodadas.

O FLAMENGO JÁ SAIU para o intervalo com o placar definido, mas as melhores chances de gol do 1º tempo foram do Cruzeiro, que iniciou pressionando forte e logo aos quatro minutos obrigou o goleiro argentino Agustin Rossi a uma grande defesa. O Flamengo melhorou quando Tite, lendo bem o jogo, inverteu as posições de Gerson e Everton Ribeiro, que deu assistência para Ayrton Lucas abrir o placar aos 38, de pé direito.

O CRUZEIRO RECLAMOU, sem razão, do pênalti do zagueiro Neris no lateral Wesley, derrubado aos 41. Só três minutos depois Pedro fez a cobrança de pé direito, no canto direito, deslocando o goleiro Rafael Cabral, o mais vaiado do jogo. Pablo substituiu David Luiz, que torceu o pé aos 9 minutos do 2º tempo, e simultaneamente, aos 33, saíram Everton Ribeiro, Pedro e Bruno Henrique, com cãibra, entrando Arrascaeta, Gabriel e Cebolinha.

FOI A TERCEIRA VITÓRIA do Flamengo como visitante no returno, depois de 3 x 2 no Coritiba e de tirar a invencibilidade do Botafogo (2 x 1) no Estádio Nilton Santos, e de 0 x 0 com o Goiás e 1 x 1 com o Corinthians. Nas 11 rodadas restantes, o Flamengo só terá mais quatro jogos como visitante, com Grêmio, Fortaleza, América Mineiro e São Paulo. Os outros sete serão com o mando de campo, com Vasco, Bragantino, Santos, Palmeiras, Fluminense, Atlético Mineiro e Cuiabá.

O FLAMENGO IMPÔS a 10ª derrota ao Cruzeiro, 15º com 31 pontos, sem vitória pela Série A desde 2019, no Mineirão, onde venceu pela última vez o CSA por 3 x 2, em 6 de novembro de 2022, pela Série B. Ronaldo Fenômeno, gestor do futebol do Cruzeiro, mostra-se preocupado com a situação e passa a admitir novo rebaixamento, “inevitável”, segundo ele, se a torcida não apoiar e continuar hostilizando os jogadores.

CRUZEIRO 0 x 2 FLAMENGO registrou R$1.590.985,00. 33.073 pagantes. O árbitro gaúcho Rafael Klein, estreante na Série A, acertou na marcação do pênalti do zagueiro Neris, que derrubou o lateral Wesley na linha de fundo, e nos cinco cartões amarelos: Palacios, Marlon e Wesley Ribeiro, e Tiago Maia e Agustin Rossi. Os jogadores, sem exceção, estão reclamando e pressionando muito os árbitros.

O FLAMENGO DA ESTREIA DE TITE: Agustin Rossi, Wesley, Fabricio Bruno, David Luiz (Pablo) e Ayrton Lucas; Tiago Maia, Erick, Gerson e Everton Ribeiro (Arrascaeta); Pedro (Gabriel) e Bruno Henrique (Cebolinha). Após o jogo de domingo (22) com o Vasco, o Flamengo visitará o Grêmio, 4ª feira (25), e o jogo da 30ª rodada com o Bragantino, sábado (28), será adiado, solução que a CBF encontrou para a liberação do Maracanã para a final da Libertadores.

RENOVAÇÃO DO CONTRATO DE BRUNO HENRIQUE

DEPOIS DE OFERECER dois anos, o Flamengo já admite a renovação por três anos com Bruno Henrique, que assinaria o último contrato e encerraria a carreira em 30 de dezembro de 2026, ao completar 36 anos. O atacante estreou com os gols da vitória sobre o Botafogo por 2 x 1, em 26 de janeiro de 2019, na 3ª rodada da Taça Guanabara, e tornou-se o primeiro da história do Flamengo a fazer dois gols no Botafogo, Fluminense e Vasco, no mesmo ano e em um único jogo.

BRUNO HENRIQUE se confessa muito identificado com o Flamengo, desde que foi campeão e melhor jogador do Campeonato Brasileiro e da Libertadores de 2019, que o clube voltou a ganhar depois de 38 anos, e ter recebido o prêmio de mais rápido do mundo, com arrancadas iguais às dos grandes velocistas, tais como o jamaicano Usain Bolt, único a ganhar oito medalhas de ouro e dez títulos mundiais. Bruno Henrique já fez 213 jogos e 86 gols, só 1 de pênalti.

Foto: Marcelo Cortes / CRF