Flamengo e Vasco voltam a decidir domingo (31) a Taça Rio, às 16 horas, no Maracanã, depois de oito anos e valendo desempate de título. O Vasco, maior vencedor com dez, ganhou as decisões com o Flamengo em 92, 93, 99 e 2001. O Flamengo, campeão oito vezes, venceu o Vasco nas finais em 86, 96, 2000 e 2011, quando decidiram pela última vez. Sem prorrogação, a Taça Rio 2019 será decidida em pênaltis se houver empate.
ARTILHEIRO DECIDE – O gol único da noite de ontem (28), no Maracanã, em que o Vasco se classificou na segunda semifinal foi de Tiago Reis, de cabeça e com estilo, aos 12 do segundo tempo, após cruzamento sob medida de Rossi. Terceiro jogo, terceiro gol de Tiago Reis, que se lembrará sempre do primeiro gol no Maracanã. Saiu aplaudido nos minutos finais, em substituição estratégica do técnico para que fosse aplaudido ao deixar o gramado para a entrada do paraense Pikachu.
TIAGO REIS, de 19 anos, está só há seis meses no Vasco, onde chegou em 2018 com o técnico Marcos Valadares, que o conhecia da base do Cruzeiro. O início no Goiás, em 2015, já havia sido animador porque o brasiliense Tiago Reis se sobressaiu nos três dias de testes entre seiscentos garotos e foi considerado o melhor da geração 99 do clube. No início de 2019 ele abriu as portas no elenco principal do Vasco ao se tornar artilheiro da Copa São Paulo, perdida nos pênaltis para o São Paulo, sob muita chuva. Com 9 gols, Tiago Reis superou Valdir, que marcou 8 em 92, quando o Vasco foi campeão pela única vez da Copinha.
REENCONTRO – Com o Flamengo antecipando que vai escalar os reservas na final de domingo (31), pode haver o reencontro de Tiago Reis, vice-artilheiro do Torneio Otávio Pinto Guimarães, com o artilheiro Vítor Gabriel, que marcou só mais um gol (9) que ele. O atacante que colocou o Vasco na semifinal da Taça Rio diz que se sente muito bem no clube: “O Vasco é uma grande família, onde todos se gostam e se apoiam. Eu me sinto muito bem e pretendo fazer história no clube”.
VAR ANULOU GOL – Sem que houvesse dúvida, o assistente do árbitro Wagner Magalhães foi preciso no aceno do impedimento de Anderson Lessa, aos 31 do segundo tempo. Lessa,um dos artilheiros do campeonato com sete gols, poderia ter se isolado, ao receber o lançamento de Marcos Júnior, mas estava adiantado. O árbitro de video apenas confirmou o aceno do assistente. O trio de arbitragem teve atuação segura.
JOGO LIMPO – Ao contrário do Fla-Flu da véspera, com 12 cartões amarelos e 2 cartões vermelhos, todos bem aplicados pelo árbitro Marcelo de Lima Henrique, Vasco 1 x 0 Bangu só registrou um cartão amarelo, e logo antes do primeiro minuto. Castan é bom marcador e joga limpo, mas abusou da entrada dura sobre o lateral João Lucas e foi bem punido com o cartão. R$577.324,00. 19.289 pagantes. Na véspera, o Fla-Flu registrou R$831.208,00. 21.973 pagantes.
VASCO – Fernando Miguel, Caceres, Werley, Castan e Danilo; Bruno Silva, Lucas e Bruno Cesar (Tiago Galhardo, 34 do segundo tempo); Rossi (Marcelo Matos, 48 do segundo tempo), Tiago Reis (Pikachu, 41 do segundo tempo) e Marrony. Técnico – Alberto Valentim. Se ganhar a Taça Rio, o Vasco terá a vantagem do empate no jogo único para ser campeão carioca de 2019.
BANGU –Jeferson, João Lucas (Robinho, 43 do segundo tempo), Anderson Pena, Rodrigo e Dieyson; Felipe Dias (Alex Chander, 36 do segundo tempo), Marcos Júnior e Felipe Adão (Rhainer, 17 do segundo tempo); Yaya Banhoro, Anderson Lessa e Jairinho. Técnico – Ado Souza. Bom lembrar: a exemplo do Fluminense, o Bangu também tinha a vantagem do empate para ser finalista.
CLASSIFICAÇÃO JUSTA – O jogo da noite de ontem (28), no Maracanã, premiou o domínio da equipe mais estruturada e com mais valores. Embora o Bangu tenha um time bem armado, o Vasco mostrou-se superior e foi uma equipe mais leve, com muita rapidez na passagem da defesa para o ataque. O Vasco soube explorar e criar mais pelas laterais e sua classificação foi justa para decidir a Taça Rio no último domingo de março com o Flamengo.
SEMIFINAIS PAULISTAS – São Paulo e Palmeiras abrem amanhã (30) as semifinais do Campeonato Paulista, às 18 horas, no estádio do Morumbi. O segundo jogo será domingo (7 de abril), às 16 horas na Allianz Arena, do Palmeiras. No próximo domingo (31), Corinthians e Santos jogarão às 16 horas, na Arena Corinthians. O segundo Santos x Corinthians será no estádio do Pacaembu, segunda-feira (8), às 20 horas.
O GRÊMIO fará uma das semifinais do Campeonato Gaúcho com o EC São Luiz, de Ijuí, noroeste do estado, a 395 km da capital Porto Alegre. Depois de fazer 6 x 0 no primeiro jogo em Caxias do Sul, o Grêmio confirmou a classificação ao empatar sem gol na noite de ontem (28), em Porto Alegre, com o Juventude. Foi o primeiro jogo na Arena Grêmio após a inauguração da estátua, em tamanho natural, do técnico Renato Gaúcho.
O INTER utilizará reservas no primeiro jogo da outra semifinal com o Caxias, domingo (31), no estádio Centenário, em Caxias do Sul. Os titulares serão preservados pelo técnico Odair Hellmann para o jogo da próxima semana com o River Plate pela Copa Libertadores.