O FLAMENGO merecia vencer, pela superioridade na maior parte do jogo, fez 1 x 0 com Arrascaeta aos 20 do 2º tempo, mas cedeu o empate aos 41, quando o paulistano Luighi, de 18 anos, uma das muitas revelações do Palmeiras, aproveitou o rebote do goleiro Rossi na cabeçada de Rony.

O FLAMENGO teria empatado em 43 pontos com o Botafogo, derrotado horas antes pelo Juventude, e voltado à liderança pelo saldo de um gol, mas terminou a 22ª rodada em 3º, com 41 pontos, a 1 ponto do vice-líder Fortaleza e a 2 pontos do Botafogo, mas com menos um jogo.

FOI O 4º CONFRONTO, 3º em sequência, com Flamengo 2 x 0 e Palmeiras 1 x 0 na Copa do Brasil, e os empates, 0 x 0 no turno, no Allianz Parque, e 1 x 1, neste domingo (12), no Maracanã, pelo Brasileiro. Só poderá haver o 5º, em 2024, se Flamengo e Palmeiras forem às semifinais da Libertadores.

O PALMEIRAS volta ao Rio 4ª feira (14) para o jogo de ida com o Botafogo, e no dia seguinte o Flamengo recebe o Bolívar no Maracanã. Domingo (18), o Flamengo faz confronto direto com o Botafogo, no estádio Nilton Santos, e o Palmeiras recebe o São Paulo, no Allianz Parque.

O FLAMENGO não terá Cebolinha, que pediu substituição aos 9 minutos, e pode ter rompido o tendão de Aquiles, conforme a avaliação inicial dos médicos. Ayrton teve sangramento, após choque de cabeça com Lázaro, e o meia chileno Erick vai cumprir suspensão pelo terceiro cartão amarelo.

FOI O 5º EMPATE, 2º do Flamengo em 11 jogos como mandante (o outro 1 x 1 foi com o Cuiabá), e 4º do Palmeiras em 11 jogos como visitante. O Palmeiras chegou ao 10º jogo sem vencer no Maracanã. A última vitória foi sobre o Flamengo (2 x 1), no Brasileiro de 2015.

FLAMENGO 1 x 1 PALMEIRAS registrou R$4.576.502,50. 51.476 pagantes. 55.051 presentes. O árbitro goiano Wilton Sampaio marcou 36 faltas (21 do Palmeiras); aplicou 4 cartões amarelos, e expulsou Murilo, aos 47 do 2º tempo, por falta dura em Luiz Araújo.

FLAMENGO – Rossi, Wesley, Fabricio Bruno, Leo Pereira e Ayrton Lucas (Mathias Viña); Erick (Allan), De La Cruz (Leo Ortiz), Gerson e Arrascaeta; Pedro (Gabriel) e Cebolinha (Luiz Araújo). Tite achou justo o empate de “dois clubes que valorizam o investimento no futebol”.

PALMEIRAS – Weverton, Giay, Gustavo Gomez, Vitor Reis, Murilo e Vanderlan; Richard Rios (Rômulo), Moreno (Fabinho) e Maurício (Raphael Veiga); Lázaro (Luighi) e Flaco Lopez (Rony). Abel Ferreira disse que “o árbitro não teve coragem de expulsar o jogador (Erick) do Flamengo”.

OS TORCEDORES homenagearam a memória de Adílio – 617 jogos, 377 vitórias, 129 gols -, com um belo bandeirão, e os feitos da ginasta Rebeca Andrade, bicampeã olímpica e maior medalhista brasileira, com duas de ouro, três de prata e uma de bronze.

Fotos: Gilvan de Souza / CRF e Cesar Greco/Palmeiras