QUATRO DIAS DEPOIS DE PERDER o Campeonato Carioca, que parecia ganho, o Flamengo estreará 5ª feira (13) na terceira fase da Copa do Brasil, e domingo (16), no Campeonato Brasileiro, sem comando técnico definido. O time será dirigido por Mario Jorge dos Santos Silva, carioca de 45 anos (10/2/1978), há sete anos no clube, com passagem por oito categorias de base, desde a sub-13 a sub-20, que lidera o Grupo A do atual Campeonato Brasileiro, com 15 dos 18 pontos disputados.

O FLAMENGO OFICIALIZOU nesta 3ª feira (11) a demissão do técnico português Vitor Pereira, de 54 anos, que assumiu em janeiro e dirigiu o time em 11 vitórias, 6 derrotas, 2 empates e perdeu tudo o que disputou: a Supercopa do Brasil; a vaga nas semifinais do Mundial de clubes; a Recopa Sul-Americana e o Campeonato Carioca, goleado por 4 x 1, após vencer o jogo de ida por 2 x 0. Campanha pior, impossível. E ainda vai receber uma suculenta indenização.

VITOR PEREIRA saiu do Flamengo contestado por mais de 90% dos torcedores, que o ofenderam após a derrota na final com o Fluminense, é ignorado pela maioria dos jogadores, tal como quando foi demitido do Corinthians. Dorival Junior recebeu mensagens de quase todos os jogadores e alguns não deixaram de criticar a decisão do clube de demiti-lo após ganhar dois títulos expressivos, da Copa do Brasil e da Libertadores.

MARIO JORGE, em homenagem do pai ao mais vitorioso do futebol brasileiro, primeiro campeão do mundo como jogador e técnico, titular em todos os jogos das Copas de 58 e 62, comandará o time na noite de 5ª feira (13), no estádio Willie Davids, com o Londrina, do técnico Alexandre Gallo, paulista de 55 anos, ex-volante. O Flamengo, atual campeão, tenta igualar o Grêmio, segundo maior vencedor com cinco títulos, depois do Cruzeiro (6).

MÁRIO JORGE dos Santos Silva será também o técnico interino na estreia do Flamengo no Campeonato Brasileiro, domingo (16), com o Coritiba, no Maracanã. O clube demonstra pressa na contratação do técnico efetivo, mas tem encontrado algumas dificuldades para o acerto. O português Jorge Jesus está sob contrato com o Fenerbahçe, a seis pontos do líder Galatasaray, faltando 10 rodadas para o fim do campeonato turco, e só poderia estar no Brasil em junho.

JORGE SAMPAOLI, argentino de 63 anos, demitido do Sevilha em 21 de março, é a segunda alternativa, mas o temperamento difícil, tenso, nervoso, explosivo, pode dificultar o acerto. Nos últimos oito anos, ele só ganhou a Copa América de 2015, dirigindo a seleção do Chile, e o campeonato mineiro de 2020 com o Atlético. No Sevilha, seu clube mais recente, tinha contrato de dois anos, mas não passou de seis meses.

                            MULHER DO PRESIDENTE INDICIADA

ANGELA ROLLEMBERG SANTANA LANDIM MACHADO, mulher do presidente do Flamengo, foi indiciada por xenofobia contra nordestinos, por publicação nas redes sociais, após a eleição do presidente Luis Inacio Lula da Silva. O indiciamento foi pela Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) do Rio de Janeiro, de acordo com a confirmação da delegada Sandra Salim.

APOIADORA DECLARADA do ex-presidente Jair Bolsonaro, único da história que não conseguiu se reeleger, Angela Rollemberg Santana Landim Machado fez campanha pela reeleição, até após a conquista da Libertadores de 2022. Após a eleição de Lula, com quase 70% dos votos, a mulher do presidente do Flamengo atacou os nordestinos nas redes sociais: “Ganhamos onde se produz, perdemos onde se passa férias”.

DIRETORA de Responsabilidade Social do Flamengo, Angela Rollemberg Santana Landim Machado usou a mesma postagem, de modo ainda mais grosseiro nas ofensas, para associar os nordestinos aos carrapatos: “Se o gado morrer, o carrapato passa fome”.

Foto: UOL Esporte