O FLAMENGO NÃO TERÁ O TÉCNICO Dorival Junior na beira do gramado do estádio Murilo Toro, na noite de hoje (29), em Ibagué, na Colômbia, na estreia do mata-mata das oitavas de final da Libertadores. Quando dirigia o Ceará, Dorival Junior foi expulso em jogo da Copa Sul-Americana com o Internacional, em abril, mas a suspensão vale para as competições da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol).
DORIVAL JUNIOR fará a preleção no hotel e irá ao estádio, mas não poderá ficar na área técnica, na beira do gramado, onde estará seu filho Lucas Silvestre, de 34 anos, que o auxilia antes mesmo de terminar o curso de Educação Física em 2010. Dorival Junior faz questão de ressaltar que se trata de relacionamento estritamente profissional, não por ser seu filho, mas por ter competência para integrar sua comissão técnica permanente.
ALÉM DO PROBLEMA DO TÉCNICO, o Flamengo já havia sido afetado pela Covid, que tirou Diego Alves, Willian Arão e mais seis do jogo da noite de hoje (29) na Colômbia. Entre os envolvidos no surto, o goleiro Kauã e o meia Mateus França, ambos da base, que tiveram que descer do avião, pouco antes da decolagem de 2ª feira (27), por terem sido diagnosticados.
O ZAGUEIRO RODRIGO CAIO voltou a sentir dores no joelho esquerdo, provocadas pela tendinite, e foi vetado. O zagueiro David Luiz também não está 100% e pode ser substituído por Gustavo Henrique, ao lado de Pablo. O meia Everton Ribeiro é outra dúvida na escalação, em virtude do desgaste causado pelo acúmulo de jogos, podendo entrar Lázaro.
A PROVÁVEL ESCALAÇÃO terá Santos, Mateuzinho, David Luiz ou Gustavo Henrique, Pablo e Filipe Luis; Tiago Maia, Andreas, Everton Ribeiro ou Lázaro e Arrascaeta; Gabriel e Pedro. O meia Andreas fará o último jogo e se apresentará amanhã (30), ao Manchester United, que não aceitou as condições do Flamengo e já o negociou com o Fulham, do técnico português Marco Silva, de volta à Premier League.
ESTREANTE FAZ 100º GOL DO FURACÃO
O ESTREANTE VITOR ROQUE, de 17 anos, mineiro do município de Timóteo, marcou o primeiro gol logo aos 5 minutos, e dividiu com o meia uruguaio David Terans, que lhe deu a assistência, as honras de melhor do jogo em que o Athletico Paranaense venceu o Libertad, do Paraguai, por 2 x 1, na noite de ontem (28), na Arena da Baixada, em Curitiba. Foi o centésimo gol do Furacão na Copa Libertadores.
O GOLEIRO URUGUAIO MARTIN SILVA, de 39 anos, bicampeão carioca 2015-2016 pelo Vasco, que defendeu em 245 jogos, evitou que o Libertad fosse goleado, com atuação destacada. O time paraguaio empatou aos 19, com o gol do atacante Hector Villalba, e o goleiro da vitória do Furacão foi do zagueiro colombiano Nicolás Hernandez, de 24 anos, aos 31 minutos do 1º tempo.
A COVID TIROU DO JOGO o lateral-esquerdo Abner, substituído por Pedrinho, que falhou feio no lance do gol. O Libertad também ficou sem o zagueiro Pablo Aguilar e o técnico Daniel Garnero, que testaram positivo. O jogo de volta será na próxima 3ª (5), no estádio Defensores del Chaco, em Assunção, e o Athletico Paranaense se classificará com empate.
O VOLANTE FERNANDINHO, de 37 anos, paranaense de Londrina, assistiu da tribuna. Formado na base do Athletico, que defendeu em 142 jogos, com 15 gols, entre 2001 e 2005, está de volta após nove anos no Manchester City – 333 jogos, 24 gols -, cinco vezes campeão inglês, e terá condições de jogo a partir de 18 de julho. Fernandinho foi da seleção brasileira na Copa do Mundo de 2018 na Rússia.
Foto: Minha Torcida