O único jogo deste último sábado (28) de setembro, na abertura da rodada 22 do Brasileirão 2019, credencia o líder Flamengo como favorito e novo recordista, com nove vitórias consecutivas, diante de um São Paulo, apenas sexto e com menos 13 pontos, em uma de suas campanhas mais irregulares dos últimos campeonatos.

MANDANTE 100% – Uma das credenciais do Flamengo é o aproveitamento 100% nos jogos como mandante. Marcou pelo menos três gols em seis dos dez jogos e o único em que só fez um gol foi no jogo com o Santos, em que consolidou a liderança. Dos 47 gols do ataque mais positivo – média de 2.23 gols por jogo -, 29 foram marcados no Maracanã.

VISITANTE 50% – O São Paulo tem apenas 50% de aproveitamento nos jogos como visitante, sem ganhar mais de dois consecutivos e sem fazer mais de dois gols em nenhum dos dez disputados. Não fez gol nas três derrotas que sofreu – 1 x 0 para o Corinthians e o Internacional, e 2 x 0 para o Vasco – e ficou no 0 x 0 com o então lanterna Avaí.

FORÇA MÁXIMA – O Flamengo repetirá a força máxima dos 3 x 1 no Internacional, sem se preocupar com o primeiro jogo da decisão das semifinais da Libertadores, quatro dias depois, com o Grêmio, em Porto Alegre. Time: Diego Alves, Rafinha, Rodrigo Caio, Pablo Mari e Filipe Luis; Arão, Gerson, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Bruno Henrique e Gabriel.

MAIS CAUTELOSO – Bom observador, o estreante Fernando Diniz, que só orientou um treino, não esconde que adotará cautela, diante de um time pronto e envolvente. Time: Tiago Volpi, Juanfran, Bruno Alves, Arboleda e Reinaldo; Tchê Tchê, Liziero e Daniel Alves; Antony, Pablo e Hernanes.

18 JOGOS, 12 VITÓRIAS – São os números do aproveitamento do técnico Jorge Jesus, que venceu 12 dos 18 jogos, empatando quatro e perdendo apenas dois, no turno, 2 x 1 para o Internacionale 3 x 0 para o Bahia.

No Brasileirão, com Jorge Jesus, o Flamengo fez 31 dos 47 gols, e nos 18 jogos, a média é de 2,16 gols por jogo, superior a 1,79, antes dele assumir.  Bom lembrar: o primeiro treino que dirigiu no Flamengo foi na quinta-feira, 20 de junho, feriado de Corpus Christi.

Foto: Alexandre Vidal / Flamengo