Depois de perder o jogo de ida em São Januário por 3 x 1, o Flamengo goleou o Vasco por 4 x 1, na noite de ontem (16), no estádio da Cidadania, em Volta Redonda, e ganhou pela segunda vez o Campeonato Brasileiro sub-17, repetindo o brilho da campanha de 2019. Foi o terceiro campeonato de base promovido pela CBF e o futebol carioca venceu todos, com o Fluminense campeão em 2020 derrotando o Corinthians.
BELOS GOLS – Os atacantes Vítor Hugo e Petterson foram os melhores do jogo, cada um marcando dois gols. Vítor Hugo abriu o placar aos 15 minutos, de canhota e de fora da área, no ângulo, e fez 2 x 0, aos 29 minutos, completando cruzamento de Wellington. O terceiro gol foi de Petterson, aos 45, em grande arrancada, passando por três marcadores. O Flamengo teve atuação excelente no primeiro tempo, dominando amplamente o Vasco, que quase nada produziu.
NA VOLTA DO INTERVALO, com atuação melhor, o Vasco diminuiu com o gol de Cauan Barros, de cabeça, aos 28 minutos. O resultado levaria a decisão aos pênaltis, com os 3 x 1 do Vasco no primeiro jogo, e obrigou os times a procurarem o gol que valeria o título. Quando o empate parecia definitivo, Petterson arriscou da entrada da área, a bola fez uma curva e entrou no ângulo esquerdo do goleiro Alan Victor, aos 43 minutos, fechando a goleada de 4 x 1.












A CAMPANHA – O Flamengo venceu 11 jogos, perdeu 3 e empatou 1. Com a melhor campanha na fase de grupos, o time do técnico Mario Jorge eliminou o Atlético Mineiro nas quartas de final e o São Paulo nas semifinais, antes de decidir com o Vasco, que venceu (3 x 1) o primeiro jogo em São Januário, mas, na noite de ontem (16) não teve como conter a superioridade do Flamengo, pela segunda vez campeão brasileiro sub-17.
OS CAMPEÕES – Diogo, Samuel, Kauã, Darlan e Wellington (Clemente); Vitor Muller, Dudu (João Felipe)Mateus Gonçalves e Mateusão; Victor Hugo e Petterson (Rodriguinho). O técnico Mario Jorge mostrou-se muito tenso durante a maior parte do jogo, mesmo quando o Flamengo já vencia por 3 x 0, e foi advertido com cartão amarelo, aos 7 do segundo tempo, pelo árbitro Yuri Elino da Cruz, de 29 anos, bem auxiliado por Gabriel Viana e Karen Soares Augusto.
BANDEIRA PUNIDO – Por 52 votos a favor, 30 contra, um voto em branco e outro nulo, os 84 integrantes do Conselho de Administração do Flamengo puniram o ex-presidente Eduardo Bandeira de Melo com 90 dias de suspensão e perda dos direitos políticos, por declaração após o incêndio de fevereiro de 2019, que matou 10 jogadores da base, enquanto dormiam nos alojamentos inadequados do Ninho do Urubu.
EDUARDO BANDEIRA DE MELO tinha intenção de concorrer à presidência nas próximas eleições de dezembro, mas com a decisão do Conselho de Administração, ficará impedido nos próximos cinco anos. O mandato de presidente do Flamengo é por três anos e a atual diretoria está empenhada em manter o poder. Os ex-presidentes Marcio Braga, Helio Ferraz, Kleber Leite e Patrícia Amorim compareceram à sessão, em apoio a Eduardo Bandeira de Melo.
Foto: CBF / 90 Minutos / Manauara News / Sportbuzz / Gávea News / A Gazeta / Diário do Fla