O Flamengo assumiu a liderança do Brasileirão 2019, com vitória categórica (3 x 0) sobre o Ceará, na noite deste penúltimo domingo (25) de agosto, no estádio Castelão, em Fortaleza. Com o ataque mais positivo – 35 gols em 16 jogos -, o Flamengo se igualou em pontos (33) ao Santos, mas supera o time paulista no saldo de gols (17 a 11).Enquanto o Flamengo marcou 35 e sofreu 18, o Santos fez 28 e sofreu 17 gols. São os dois, entre os quatro primeiros com as defesas mais vazadas. Foi a décima vitória do Flamengo em 16 jogos, a terceira fora de casa.

DOMÍNIO TOTAL – O Flamengo soube se impor durante o jogo inteiro e já saiu para o intervalo com 2 x 0. Pablo Marí, zagueiro espanhol, entre os mais recentes contratados, marcou o primeiro gol com a camisa rubro-negra aos 22, com passe raro, de peito, do colombiano Orlando Berrío, que deixouGabriel na cara do gol para fazer 2 x 0 aos 35.

DOIS ANULADOS – Com acerto da arbitragem, dois gols foram anulados no início do segundo tempo, ambos por impedimento. O de Tiago Alves, do Ceará, aos 7, e o de Gabriel, aos 9. Giorgian De Arrascaeta, bom meia uruguaio, mas que andava apagado nos últimos jogos, fez o terceiro do Flamengo, aos 51, em bicicleta espetacular, após a bola bem levantada por Berrío. Foi o gol mais bonito.

CEARÁ – Diogo Silva, Samuel Xavier, Valdo, Tiago e João Lucas; Fabinho, Ricardinho e Tiago Galhardo (Felipe Baxola, 17 do segundo tempo); Lima (Wescley, 35 do segundo tempo), Leandro Carvalho (Mateus Gonçalves, 17 do segundo tempo) e Felipe Cardoso. Técnico – Enderson Moreira. O Ceará caiu duas posições e terminou a rodada em décimo terceiro com 20 pontos, após a oitava derrota, terceira em casa. Os jogos finais do turno serão com Atlético Paranaense e Corinthians, e em casa com o Botafogo.

FLAMENGO – Diego Alves, João Lucas (Rafinha, 25 do segundo tempo), Pablo Marí, Rodrigo Caio e Renê; Piris da Mota, Willian Arão, Gerson (Everton Ribeiro, 37 do segundo tempo) e Arrascaeta; Berrio (Bruno Henrique, 25 do segundo tempo) e Gabriel, artilheiro do Brasileirão 2019 com 12 gols. Os dois grandes jogos dos três finais do turno do Flamengo serão no Maracanã, domingo (31), com o Palmeiras, e dia 7 com o Santos. O jogo com o lanterna Avaí será em Florianópolis.

SEM CARTÃO – O Flamengo não teve jogador advertido. Os dois únicos do jogo foram o lateral Samuel Xavier e o zagueiro Valdo. Arbitragem firme de Wilton Pereira Sampaio, da Federação Goiana e da FIFA. R$2.119.235,00. 48.986 pagantes, em noite de tempo firme na capital cearense.

Foto: Alexandre Vidal / Flamengo