O FORTALEZA VENCEU O FLAMENGO por 3 x 2, em jogo de duas viradas na noite de ontem (28) na Arena Castelão, e terminou a 28ª rodada em 14º com 34 pontos. O Flamengo, 5º com 45 pontos, perdeu o 4º lugar para o Corinthians, com 47, e ficou a 15 pontos do Palmeiras, líder e virtual campeão brasileiro de 2022.

O GOL MAIS BONITO foi o primeiro de Pedro Rocha, aos 18 minutos, em arrancada desde o meio do campo, driblando David Luiz, João Gomes e Leo Pereira, e finalizando com chute forte cruzado. O Flamengo virou com os gols de Gabriel, aos 32, em falha do goleiro, e aos 48, cobrando pênalti de Benevenuto em Mateusão.

NA VOLTA DO INTERVALO, Pedro Rocha empatou aos 6 minutos, depois de boa jogada de Tinga e Tiago Galhardo. O gol da segunda virada e da vitória do Fortaleza foi de Caio Alexandre, aos 48, após rebote do goleiro Santos em chute forte de Moisés de fora da área. Foi o primeiro jogo em que o goleiro sofreu três gols.

PEDRO ROCHA, autor de dois gols e destaque do Fortaleza, é capixaba de Vila Velha e completa 28 anos sábado (1). Ele fez parte do elenco do Flamengo, campeão carioca, brasileiro e da Recopa Sul-Americana de 2020, e está há um mês no tricolor cearense, depois de rescindir contrato com o Spartak de Moscou.

CAIO ALEXANDRE, meia de 23 anos, autor do gol da vitória, é fluminense de Duque de Caxias, formou-se na base do Botafogo e está emprestado ao Fortaleza pelo Vancouver Whitecaps FC, da cidade portuária de Vancouver, Canadá, que disputa a Major League dos Estados Unidos.

GABRIEL, COM OS 2 GOLS, entrou pela primeira vez no grupo seleto dos cinco principais artilheiros do Campeonato Brasileiro de 2022: Cano, 16 gols; Pedro Raul (Goiás), 15; Bissoli (Avaí), 13; Calleri (São Paulo), 12, e Gabriel (Flamengo), 10. 

O FLAMENGO sofreu a 9ª derrota, 6ª como visitante, 1ª no segundo turno. Foi o 10º jogo fora de casa desde que o técnico Dorival Junior assumiu, na derrota para o Internacional por 3 x 1. Depois, só perdeu para o Atlético Mineiro (2 x 0),  Corinthians (1 x 0) e Fortaleza (3 x 2); venceu quatro jogos e empatou dois.

O FLAMENGO já havia perdido o jogo do turno com o Fortaleza no Maracanã por 2 x 1, mas o time da derrota da noite de ontem (28), na Arena Castelão, estava incompleto: Santos, Rodinei (Mateuzinho), David Luiz, Leo Pereira e Filipe Luis (Ayrton Lucas); Thiago Maia, João Gomes, Victor Hugo (Diego) e Mateus França (Pedrinho); Gabriel e Mateusão (Petterson).

O FORTALEZA melhorou a campanha do returno, depois da única vitória no turno por 1 x 0 no América Mineiro. Foi o 14º jogo em casa, com apenas quatro vitórias. 3 x 2 no Flamengo foi o segundo jogo em que marcou três gols, depois de 3 x 0 no Internacional. Pelo menos passou o susto do rebaixamento.

CORINTHIANS VOLTA AO G4

COM O GOL DE YURI ALBERTO aos 44 do 2º tempo, o Corinthians venceu o Atlético Goianiense por 2 x 1, sob muita chuva, mas diante de 32.146 pagantes, na noite de ontem (28), na Arena Corinthians, e voltou ao G4, com 47 pontos e 13 vitórias. No 1º tempo, Roger Guedes fez 1 x 0 aos 12 e Wellington Rato empatou aos 17.

NO CONFRONTO DIRETO, o Coritiba venceu o Ceará por 1 x 0, gol do ponta paulista Fabrício Daniel, sob chuva e frio de 10 graus, na noite de ontem (28), no estádio Couto Pereira. Ambos têm 31 pontos, mas o Coritiba é 15º com 9 vitórias; o Ceará, 16º com 6.

Foto: Diário do Nordeste