COM ATUAÇÃO DE GALA, O FLAMENGO LIQUIDOU O JUVENTUDE por 3 x 1, na noite de ontem (13), no Maracanã, mantendo-se vice-líder, com menos dois jogos, a 11 pontos do Atlético, que pelo mesmo placar venceu o Santos, de virada, no Mineirão. Titular pela primeira vez, o ponta mineiro Kenedy, de 25 anos, emprestado pelo londrino Chelsea, abriu o placar aos 12, em tabela com Pedro, que fez o segundo aos 26, após cruzamento rasteiro do ala Mateuzinho, que, antes do primeiro gol, acertou a trave em bela finalização de canhota.

O GOL MAIS BONITO DA NOITE foi o do meia Andreas, de 25 anos, emprestado pelo Manchester United, em primorosa cobrança de falta aos 35 do primeiro tempo, na junção da trave com o travessão, como gostava de dizer o vascaíno Jamelão, sambista da Mangueira, “lá onde a coruja dorme”. Andreas já havia acertado cinco chutes na trave, os dois últimos no segundo tempo, em outra cobrança de falta e em chute da entrada da área.

BOM LEMBRAR: 40 MESES DEPOIS, o Flamengo voltou a fazer gol de falta no Maracanã. O último havia sido do meia Diego, aos 21 do primeiro tempo, no domingo, 10 de junho de 2018, na vitória (2 x 0) sobre o Paraná, completada com o gol de Felipe Vizeu, que substituiu Henrique Dourado. Então dirigido por Maurício Barbieri, hoje no Bragantino, o Flamengo assumiu a liderança do Brasileiro, que entrou em recesso, devido à Copa do Mundo. Foi o jogo da despedida de Vinícius Junior, aos prantos, quando a torcida entoou o coro: “Fica, fica, fica”.

DIEGO ALVES, Mateuzinho, Rodrigo Caio, Leo Pereira e Filipe Luis (Renê); Willian Arão, Tiago Maia (Lazaro) e Andreas (Bruno Viana); Kenedy (Rodinei), Michael e Pedro (Vítor Gabriel) – o Flamengo do vigésimo quarto jogo do técnico Renato Portaluppi, 14 pelo Campeonato Brasileiro, desde 18 de julho, com 9 vitórias – 5 sem sofrer gol -, três empates (todos em 1 x 1) e duas derrotas, ambas sem fazer gol, no Maracanã (Internacional 4 x 0, Grêmio 1 x 0).

QUATRO CONSECUTIVOS NO MARACANÃ – Depois de 3 x 1 no Juventude, que fez o gol aos 12 do segundo tempo, em cabeçada do meia coreano Chico, em outra falha de marcação dos zagueiros, o Flamengo terá mais quatro jogos consecutivos no Maracanã, com o Cuiabá, domingo (17), Fluminense, sábado (23), Atlético Mineiro (dia 30) e o jogo atrasado com o Atlético Goianiense. E mais quatro, com Bahia, Corinthians, Ceará e Santos, na penúltima rodada.

SEIS JOGOS COMO VISITANTE – Além do jogo atrasado da quarta rodada com o Athletico Paranaense, o Flamengo terá outros cinco jogos como visitante, com Chapecoense, São Paulo, Internacional, Sport e Atlético Goianiense, na última rodada. Na próxima quarta (20), o Flamengo disputará o jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil com o Athletico, na Arena da Baixada, em Curitiba. O jogo de volta será dia 27, no Maracanã. O vencedor decidirá a Copa do Brasil com Atlético Mineiro ou Fortaleza.

FORTALEZA EM TERCEIRO – Com 42 pontos e 12 vitórias, o Fortaleza voltou ao terceiro lugar com 1 x 0 sobre o Grêmio, gol do paraense Yago Pikachu, aos 33 do segundo tempo, na noite de ontem (13), na Arena Castelão, em Fortaleza. Foi o primeiro jogo do Grêmio sem Luiz Felipe Scolari, e ainda sem técnico, dirigido pelo interino Tiago Gomes, assistente da comissão técnica permanente. Penúltimo com 23 pontos, 13 derrotas e saldo negativo de 8 gols (20 a 28), o Grêmio não deve escapar do terceiro rebaixamento à Série B, como aconteceu em 1991 e 2004.

Foto: Lance!