O FLAMENGO MANTEVE 100% de aproveitamento e está classificado para o mata-mata das oitavas de final da Libertadores 2022, com a vitória sobre a Universidad Católica do Chile por 3 x 2, na noite desta 5ª feira (28), no estádio de San Carlos de Apoquindo, a 22 km da capital Santiago. Gabriel marcou os dois primeiros gols, superou Fred e Palhinha, com 25, e está a três gols de igualar Luizão, maior artilheiro brasileiro da Libertadores, com 29. Os gols da equipe chilena foram marcados contra por Isla e Pablo.
GABRIEL GANHOU O PRÊMIO de homem do jogo, que repassou a Bruno Henrique, reconhecendo as assistências que recebeu para fazer dois gols. Depois de três jogos afastado, em recuperação de problema no joelho, Bruno Henrique voltou muito bem, imprimindo alta velocidade ao ritmo de jogo do time, e agradeceu aos médicos e ao técnico, após ter atuado 65 minutos.
O FLAMENGO LIDERA O GRUPO H, com nove pontos em três jogos, e das três vitórias, duas como visitante, em que marcou cinco de seus oito gols. Gabriel abriu o placar aos 8, com chute forte entre o goleiro e a trave, e fez o de desempate aos 35, livre na pequena área, com outra assistência de Bruno Henrique, que reapareceu bem. A Universidad Católica havia empatado aos 15, com gol contra do chileno Maurício Isla, ao dividir o lance de bola alta com o atacante Zampedri.
A UNIVERSIDAD CATÓLICA teve mais posse de bola na volta do intervalo, mas sem obrigar o goleiro Santos, que fez o segundo jogo, a apenas uma defesa difícil, em chute de Fuenzalida, que também acertou a trave. Quando o time chileno parecia mais perto do empate, Lázaro teve assistência de Marinho e marcou o 3º gol com chute no ângulo esquerdo aos 39. Sem desanimar, a Universidad Católica ainda conseguiu o 2º gol, aos 49, marcado contra pelo zagueiro Pablo, desviando chute do atacante Buonanote.
SANTOS, Isla, Arão, Pablo e Filipe Luis; Gomes (Andreas), Tiago Maia, Everton Ribeiro (Marinho) e Arrascaeta (Diego); Gabriel (Pedro) e Bruno Henrique (Lázaro) – o Flamengo do técnico português Paulo Souza, que disse ser possível esperar que a equipe evolua ainda mais. Esta é a 13ª participação do Flamengo na Libertadores, desde 1981, quando foi campeão pela primeira vez, no único ano em que ganhou também o Mundial de clubes. Em 152 jogos, 84 vitórias, 32 empates, 36 derrotas. 291 gols marcados, 174 sofridos.
TORCEDORES da Universidad Católica do Chile provocaram os poucos torcedores do Flamengo, com gestos imitando macaco. As autoridades das Federações e Confederações da América do Sul não conseguem conter a expansão das demonstrações de racismo, principalmente contra jogadores, e agora também, contra, torcedores brasileiros.
FLAMENGO, PALMEIRAS E RIVER, únicos com 100% de aproveitamento na fase de grupos da Libertadores 2022, com 3 vitórias em 3 jogos. O Flamengo tem saldo de 5 gols (8 a 3); o saldo do River é de 4 gols (5 a 1), e o do Palmeiras, é de 13 gols (15 a 2). O bicampeão Palmeiras tem o ataque mais positivo; a maior goleada (8 x 1 no Independiente Petrolero da Bolivia), e o artilheiro, Rafael Navarro, com 6 gols.
RESTAM TRÊS JOGOS para o final da fase de grupos, em que os dois primeiros se classificam. O Flamengo terá só mais um jogo como visitante, 4ª feira (4), com o Talleres, na Argentina, e no Maracanã, dia 17 com a Universidad Católica, e dia 25 com o Sporting Cristal. O Palmeiras jogará na próxima 3ª feira (3), com o Independiente Petrolero, na Bolívia, e em São Paulo, dia 18 com o Emelec, e dia 24 com o Deportivo Tachira, da Venezuela. As oitavas de final serão de 28 de junho a 7 de julho.