O Fluminense, líder do Grupo B com 9 pontos, terá a formação mais forte, com que venceu os três primeiros jogos, o que não acontecia desde 2017 na Taça Guanabara, mas o Flamengo, líder do Grupo A com 7 gols, manterá a equipe sub-23 no Fla-Flu de amanhã (29), às 20h30m, no Maracanã. O time principal do Flamengo só reaparecerá na próxima segunda (3), no jogo da quinta e última rodada com o Resende, no Maracanã.

JORGE JESUS – Na primeira entrevista após as férias, o técnico português disse ontem (27), que manterá como titulares os que trabalharam com ele em 2019, salientando: “É natural que tenham prioridade por estarem comigo há sete meses. Eles iniciarão a temporada em vantagem por conhecerem bem meus métodos e minhas exigências”. A primeira decisão do ano será a da Supercopa Sul-Americana com o Athletico Paranaense, em fevereiro.

ALFINETADA – Jorge Jesus aproveitou a primeira entrevista do ano para dizer que sua forma de trabalhar é única, mas não perdeu a chance de alfinetar alguns treinadores portugueses: “Observei claramente durante as férias, que vários já estão a me imitar em Portugal, o que não chega a surpreender porque as coisas boas são sempre copiadas por muitos seguidores”. Jorge Jesus fez exercícios nas férias e manteve o peso.

FORÇA MÁXIMA – Jorge Jesus foi objetivo ao falar sobre a renovação do seu contrato que termina em maio: “Há coisas mais importantes para tratarmos“. Deixou claro que “o Campeonato Carioca é a sequência da pré-temporada para a decisão da Supercopa do Brasil”. O Flamengo estará com toda força no jogo único de 16 de fevereiro com o Athletico Paranaense, no estádio Mané Garrincha, em Brasília.

INTEGRAÇÃO – Sobre os novos contratados, o técnico disse que todos estarão integrados ao esquema de trabalho e de jogo: “Pode haver saída e chegada, mas a filosofia de jogo não muda” – resumiu Jorge Jesus, ao elogiar a chegada de Pedro, Michael Tiago Maia e Gustavo Henrique. O treinador admitiu a possibilidade de novas contratações: “A filosofia que o Flamengo manterá é a de ter um grupo sempre forte, contando com os melhores”.

ATRAVESSADA – Jorge Jesus fez questão de dizer em sua primeira entrevista de 2020: “A perda do Mundial está atravessada como uma espinha de peixe grande na minha garganta. Por isso, repito que o título que faltou ano passado continuará como prioridade este ano. Quero ser campeão do mundo com o Flamengo”. Jesus reconheceu que “o Liverpool é o melhor, tanto que depois de ganhar do Flamengo não perdeu de ninguém”.

GABIGOL – O anúncio oficial do Flamengo, da compra definitiva de Gabigol, será feito nas próximas horas. Os dirigentes do clube, há dois dias em Milão, deixaram praticamente tudo certo no encontro de ontem (27). O pagamento dos 18 milhões de euros – 82 milhões de reais – será feito em parcelas, que embora não anunciadas, deverão ser de seis de três milhões de euros. O Flamengo terá direito a 10% e não a 20%, como o clube queria, em futura venda de Gabigol, que assinará o novo contrato até 2024.

Foto: Alexandre Vidal/Flamengo