O FLAMENGO ESTÁ COM A SEXTA PARTICIPAÇÃO praticamente garantida na semifinal da Libertadores, depois de vencer com muita facilidade o Corinthians por 2 x 0, no jogo de ida das quartas de final, na noite de ontem (2), na Arena Corinthians. Nas cinco participações, foi duas vezes campeão, em 1981 e 2019.

NOVO RECORDE DE PÚBLICO NA ARENA CORINTHIANS: 45.159 pagantes. R$5.386.291,50. Ficaram atrás de um dos gols, quatro mil torcedores do Flamengo, mesmo número de torcedores do Corinthians no jogo de volta no Maracanã, de acordo com o acerto dos clubes.

O FLAMENGO EXERCEU AMPLO DOMÍNIO e não chegou a ser ameaçado pelo Corinthians, que nem mesmo conseguiu despertar sua fiel torcida, calada durante o jogo inteiro, sem o mínimo de reação, diante da superioridade do adversário. O jogo foi de um time só, que sentiu tanta facilidade e reduziu o ritmo após o segundo gol.

O FLAMENGO JÁ SAIU PARA O INTERVALO com 1 x 0, belo gol de Arrascaeta, de pé direito, no ângulo esquerdo, fora do alcance do goleiro Cássio, aos 37 minutos. E logo aos 5 minutos depois do descanso, outro gol bonito de Gabriel, de canhota, com a bola ainda tocando no pé da trave esquerda antes de entrar.

FOI O 21º GOL DE GABRIEL EM 44 JOGOS em 2022, o que lhe valeu quebrar o jejum de seis jogos ou 576 minutos sem marcar. E mais que isso: com 28 gols, está só a 1 gol de igualar Luizão, ainda o maior artilheiro da Libertadores com 29, por alguns clubes, enquanto Gabriel fez 27 gols pelo Flamengo e 1 gol pelo Santos.

O FLAMENGO IMPÔS TAMBÉM AO CORINTHIANS a perda da invencibilidade de 21 jogos como mandante, depois de 5 empates e 16 vitórias. O técnico Dorival Junior elogiou a aplicação da equipe e disse que não tinha preocupação quanto ao jejum de gols de Gabriel: “Ele passou a não ser só goleador, mas a ser também mais criativo”.

BOM LEMBRAR: depois de ganhar a Libertadores pela primeira vez em 1981, quando também conquistou o único Mundial de clubes, o Flamengo foi semifinalista em 82 e 84, e depois só voltou a ser em 2019, outra vez campeão, mas perdendo o Mundial de clubes. Em 2021, perdeu a final para o Palmeiras no Uruguai.

O ÁRBITRO ARGENTINO Patricio Loustau acertou em não marcar toque de João Gomes no lance do primeiro gol porque o meia do Flamengo estava com o braço direito encostado ao peito, sem intenção alguma de tocar na bola. Monitorado por outro argentino, German Delfino, o VAR sequer acionou o árbitro.

SANTOS, Rodinei, David Luiz, Leo Pereira e Filipe Luis; Tiago Maia, João Gomes (Arturo Vidal), Everton Ribeiro e Arrascaeta (Victor Hugo); Gabriel (Lázaro) e Pedro (Cebolinha) – o Flamengo, que pode perder por 1 gol na próxima 3ª (9), no Maracanã, e que fará a semifinal com o vencedor de Velez x Talleres.

ATLÉTICO MINEIRO x PALMEIRAS

O PRIMEIRO JOGO DA SEMIFINAL entre os atuais campeões, brasileiro e da Libertadores, será na noite de hoje (3), no Mineirão. Com a melhor campanha na fase de grupos, o Palmeiras terá direito a fazer o segundo jogo em casa até nas semifinais, de vez que a final será em jogo único em Guaiaquil, no Equador.

Foto: EDUARDO CARMIM/AGÊNCIA O DIA/AGÊNCIA O DIA/ESTADÃO CONTEÚDO