O FLAMENGO NÃO APROVEITOU O 2 x 2 DO ATLÉTICO MINEIRO COM A CHAPECOENSE, para ficar mais perto do líder, mas mesmo empatando (1 x 1) com o Bragantino, é o novo vice-líder, igual em pontos (39) e vitórias (12) ao Palmeiras, que levou a virada (2 x 1) do América Mineiro e caiu para o terceiro lugar, pelo saldo de gols. Com o ataque mais positivo, o saldo do Flamengo é de 20 gols (40 a 20) e o do Palmeiras, de 7 gols (35 a 28). 

NEM TURNO NEM RETURNO – Apesar da vantagem de 11 pontos (50 a 39) do líder Atlético Mineiro sobre o Flamengo, novo vice-líder, o campeonato está em aberto, faltando 15 jogos (17 para o Flamengo). Mas há já algo definido: os dois poderão comemorar o título, mas sem terem ganhado dos adversários da noite de ontem (6). O Atlético empatou no turno (1 x 1) com a Chapecoense, no Mineirão, e o Flamengo perdeu (3 x 2) para o Bragantino, no Maracanã.

RESULTADO JUSTO – O Flamengo aproveitou a melhor chance que teve no primeiro tempo. Com assistência de Vitinho, Pedro abriu o placar, com chute cruzado, aos 39 minutos, embora três minutos antes tenha deixado passar na frente do gol o cruzamento de Mateuzinho. Na volta do intervalo, o atacante Artur empatou aos 14 minutos, com um belo gol da entrada da área, no ângulo esquerdo, sem chance para Gabriel Batista, que substituiu Diego Alves, muito gripado.

QUARTO 1 x 1 – Foi o vigésimo segundo jogo de Renato Portaluppi dirigindo o Flamengo, desde o 1 x 0 no Defensa y Justicia, na noite de 14 de julho, na Argentina, na fase de grupos da Libertadores. Pelo Campeonato Brasileiro, o décimo segundo jogo, com o quarto empate, todos como visitante e em 1 x 1, com Ceará, América Mineiro e Bragantino. As derrotas foram em casa, 0 x 4 Internacional e 0 x 1 Grêmio, e das sete vitórias, quatro sem sofrer gol, as mais expressivas foram as da estreia, 5 x 0 no Bahia, 5 x 1 de virada no São Paulo e 4 x 0 no Santos.

FLAMENGO VISITANTE – No próximo fim de semana, o Flamengo será o único visitante do G-4, na rodada 25, em jogo com o Fortaleza, quarto, também com 39 pontos, motivado pelo 2 x 0 no Fluminense, na noite de ontem (6), no Maracanã. O Flamengo tem 12 vitórias e o Fortaleza, 11. Na mesma noite, o Palmeiras, terceiro, também com 39, joga em casa com o Bragantino, segundo com mais empates (12), que completou oito jogos sem vencer. O líder Atlético, 16 jogos sem perder no Brasileiro – 12 vitórias, 4 empates -, também joga sábado (9), mas no Mineirão, com o Ceará.

GABRIEL BATISTA, Mateuzinho, Rodrigo Caio, Leo Pereira e Renê; Arão, Tiago Maia, Andreas (Michael) e Vitinho (Kenedy); Pedro e Bruno Henrique, o Flamengo do 1 x 1 com o Bragantino, que deve ter Diego Alves de volta em Fortaleza. Não haverá surpresa se Gustavo Henrique voltar à zaga porque Leo Pereira não esteve bem. Quarta (13), com o Juventude, no Maracanã, o Flamengo fará o terceiro e último jogo sem os que estão nas seleções nas eliminatórias.

DESGASTANTE – Em campo pesado, pela chuva incessante da noite na Arena Condá, Chapecoense e Atlético fizeram jogo muito desgastante, com o time catarinense demonstrando sentir mais o esforço. O meia colombiano Dylan Borrero fez 1 x 0 Atlético, aos 19, e Geuvânio, ex-Santos, empatou aos 29. Na volta do intervalo, a virada da Chape com o gol de pênalti de Mike aos 24, mas o Atlético pressionou muito e Sasha, de cabeça, empatou aos 38. O técnico Cuca foi ao desespero, aos 44, quando Hulk, pela primeira vez capitão do time, perdeu o desempate, livre na frente do gol.

VIRADA DO AMÉRICA – Com a volta dos torcedores ao seu estádio Independência, o América fez uma bela virada sobre o Palmeiras, na noite de ontem (6), em Belo Horizonte. O atacante Rony marcou o gol do então vice-líder, aos 29, e na volta do intervalo, o lateral Patric empatou aos 28. Nos acréscimos, Felipe Melo desviou a bola com o braço e o meia Ademir converteu o pênalti aos 48, levando o América ao décimo lugar com 30 pontos. O time não perde há sete anos, com quatro vitórias.

ESTREIA COM VITÓRIA – Em outra virada da noite, o Athletico Paranaense subiu para o sétimo lugar, com 33 pontos, 10 vitórias, ao vencer o Atlético Goianiense por 2 x 0, no estádio Antonio Acyolli, em Goiânia. De volta ao cenário, após ser demitido na primeira rodada pelo Cuiabá, o técnico Alberto Valentim elogiou a aplicação do time, que fez um gol em cada tempo, com o lateral Marcinho, ex-Botafogo, de cabeça, aos 42, e o meia uruguaio Terans, aos 5 do segundo.

Foto: UOL