O PRIMEIRO JOGO DO FLAMENGO nas semifinais da Libertadores, dia 22 de setembro, será em Brasília, com 30% da capacidade do estádio Mané Garrincha, porque o clube, mais uma vez, e apesar de muita insistência, não conseguiu autorização, além do mesmo percentual, da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, que vetou 50%. O segundo jogo, uma semana depois, será no estádio Monumental de Guaiaquil, dia 29 de setembro. Sem público.

POR UM PONTO – De acordo com o regulamento da Copa Libertadores, o mando de campo é definido pela campanha das equipes em seus grupos. Flamengo e Barcelona ficaram em primeiro lugar em seus grupos, mas o Barcelona ganhou mais um ponto que o Flamengo (13 a 12), daí ter o direito de ser mandante do segundo jogo da semifinal. Por isso, o Atlético Mineiro, com o melhor aproveitamento geral, fará o segundo jogo com o Palmeiras, no Mineirão. Com público.

BOM DIZER – Depois do jogo de amanhã (22) com o Ceará, em Fortaleza, o Flamengo terá outro jogo fora, quarta (25), em Porto Alegre, com o Grêmio, pela Copa do Brasil, e o jogo de volta, dia 15 de setembro, no Maracanã. Três dias antes do primeiro jogo com o Barcelona, o Flamengo jogará com o Grêmio, dia 19, no Maracanã, e três dias antes do segundo jogo com o Barcelona, o Flamengo jogará com o América Mineiro, no Maracanã.

PALMEIRAS – O atual campeão da Libertadores fará o primeiro jogo com o Atlético Mineiro, dia 21 de setembro, em São Paulo, três dias depois de jogar com a Chapecoense, na Arena Condá, em Chapecó. Antes do segundo jogo, no Mineirão, dia 28, o Palmeiras terá o clássico com o Corinthians. Por sua vez, o Atlético jogará com o Sport, no Mineirão, três dias antes do primeiro jogo com o Palmeiras, e com o São Paulo, dia 25, no Morumbi, três dias antes do segundo jogo com o Palmeiras, no Mineirão.

HISTÓRICO – O vandalismo dos torcedores argentinos, antes da final da Libertadores de 2019, que obrigou River e Boca a decidirem no estádio do Real Madrid (River 3 x 1), deu à Confederação Sul-Americana de Futebol a ideia de promover a final em sistema de rodízio de estádios, distantes das sedes dos finalistas. Em 2020, Palmeiras 1 x 0 Santos, foi no Maracanã, e em 2021, a decisão em jogo único será no Centenário, estádio onde o Uruguai ganhou a primeira Copa do Mundo, em 1930, vencendo a Argentina por 4 x 2.

MUDANÇA – A quarta decisão da Libertadores, em jogo único, em 2022, também já tem estádio definido: Isidro Romero Carbo, tratado pelos equatorianos como estádio Monumental de Guaiaquil, e a única novidade será a mudança de data. Em virtude de a Copa do Mundo de 2022 ter sido pela primeira vez, adiada do meio para o final do ano – 21 de novembro a 18 de dezembro -, devido ao calor insuportável no Catar, o jogo único da decisão da Libertadores de 2022 será dia 29 de outubro.

Foto: Flamengo RJ