O VENCEDOR da noite desta 5ª feira (22), Bolívar ou Flamengo, disputará as quartas de final da Libertadores com o Peñarol, que se classificou na noite de ontem (21), mesmo perdendo por 1 x 0 na Bolívia, porque no jogo de ida goleou o The Strongest por 4 x 0 no Uruguai.
BOLÍVAR x FLAMENGO será no estádio Hernando Siles, em La Paz, na altitude de 3.640 metros da capital da Bolívia, onde na noite de ontem (21) o Peñarol garantiu a volta às quartas de final, depois de 13 anos, quando perdeu a decisão de 2011 para o Santos (0 x 0 e 2 x 1).
O FLAMENGO pode perder por um gol porque venceu o primeiro jogo no Maracanã por 2 x 0. O Bolívar terá que vencer por três gols, o que não conseguiu nos três jogos da Libertadores com o Flamengo em La Paz: 3 x 1 (8/4/1983), 1 x 0 (19/3/2014) e 2 x 1 (24/4/2024).
SÓ HAVERÁ DECISÃO em pênaltis se o Bolívar vencer por dois gols. Para diminuir o efeito da altitude, o Flamengo está em Santa Cruz de la Sierra (416 metros), maior cidade da Bolívia, de onde sairá, em voo de 65 minutos, para chegar ao estádio menos de duas horas antes do jogo.
NÃO HÁ PREVISÃO de chuva para esta 5ª feira (22) em La Paz, mas por ser inverno, a temperatura pode oscilar entre 14 e 15 graus na hora do jogo (20h30, na Bolívia; 21h30, no Rio). As condições do gramado não são boas e pioraram depois de Bolívar 1 x 0 Peñarol, na noite de ontem (21).
O FLAMENGO não terá Pedro, Gabriel, Arrascaeta e Wesley, todos com problema muscular na coxa, além de Cebolinha e Viña, em recuperação de cirurgia. O time provável: Rossi, Varela, Fabricio Bruno, Leo Pereira e Ayrton Lucas; Erick, Leo Ortiz e De la Cruz; Luiz Araújo, Bruno Henrique e Gerson.
BOLÍVAR x FLAMENGO será apitado pelo argentino Yael Falcon Perez, de 35 anos, com atuações nas Ligas da Arábia Saudita e dos Emirados Árabes, mas poucos jogos da Libertadores. Será o terceiro do Bolívar, que venceu um e empatou outro.
NO INÍCIO DA CARREIRA, o árbitro Yael Falcon Perez, salva-vidas profissional, socorreu Isaías Olariga, do São Miguel, no jogo com o Defensores Unidos, que estava apitando, em 29 de julho de 2017, no estádio do Arsenal de Sarandí, na Grande Buenos Aires. O atacante teve uma convulsão, mas se recuperou após ser internado.
Foto: Terra