AO COMPLETAR QUATRO JOGOS SEM VITÓRIA, o que não acontecia desde 2020, quando demitiu o técnico espanhol Domenec Torrent, que contratou por ter sido assistente de Guardiola, o Flamengo passa a ter um desafio, após o 2 x 2 deste sábado (14) com o Ceará: o de se recuperar para ser campeão, o que nenhum clube conseguiu, depois de somar apenas seis pontos nas seis primeiras rodadas.

O ATAQUE NÃO FUNCIONOU, MAS O FLAMENGO esteve duas vezes em vantagem, em lances de bola parada, criados pelo meia Arrascaeta, com os gols de cabeça do zagueiro Willian Arão, aos 7 minutos, após escanteio, e aos 38, depois de falta. O Ceará empatou com o gol do atacante colombiano Stiven Mendoza, aos 26, finalizando com chute forte, após grande arrancada em contra-ataque.

O FLAMENGO SAIU PARA O INTERVALO com 2 x 1, vantagem merecida em jogo intenso, mas em que as equipes poderiam ter finalizado mais. O Flamengo reclamou, sem razão, aos 40 minutos, de pênalti do zagueiro Richardson em Gabriel, outra vez bem apagado. Na revisão, o VAR apenas confirmou o que o árbitro Luis Flavio Oliveira, da Federação Paulista, havia decidido, mandando o jogo seguir.  

O SEGUNDO TEMPO, MAIS CADENCIADO, deu a impressão de que o jogo estava sob controle do Flamengo, mas o Ceará não se entregou e foi recompensado pelo empate nos acréscimos, com o belo gol de falta, no ângulo, do lateral Nino Paraíba, aos 54 minutos, encobrindo Hugo. O goleiro não suportou tanta pressão dos torcedores pela falha e desativou a conta em suas redes sociais. 

O FLAMENGO AINDA NÃO VENCEU como visitante (1 x 1 com o Atlético Goianiense, 0 x 1 com o Athletico Paranaense, 2 x 2 com o Ceará), e o aproveitamento também é ruim como mandante, com a única vitória sobre o São Paulo (3 x 1), 0 x 0 com o Palmeiras, no Maracanã, e a derrota para o Botafogo por 1 x 0, em Brasília. O Ceará ainda não venceu em casa: 1 x 3 Botafogo, 0 x 1 Bragantino e 2 x 2 Flamengo.

CEARÁ 2 x 2 FLAMENGO registrou R$2.446,271,00, com o segundo maior público pagante de 2022 na Arena Castelão, 52.139, depois de 60.045 em Fortaleza 1 x 0 Sport, na final da Copa do Nordeste, no domingo, 3 de abril. Como mandante, o Ceará recebeu a cota líquida de R$1.645.242,96. 

HUGO, ISLA (MARCOS PAULO), Pablo, David Luiz (Rodrigo Caio) e Airton Lucas (Mateuzinho); Willian Arão, Gomes, Everton Ribeiro (Andreas) e Arrascaeta; Bruno Henrique (Lázaro) e Gabriel – o Flamengo do técnico Paulo Sousa, cada vez mais pressionado pelo declínio do time. A previsão é de mais protestos na volta ao Maracanã, 3ª (17), para o penúltimo jogo da fase de grupos da Libertadores com a Católica do Chile.

O FLAMENGO CORRE O RISCO de ter que manter Hugo, de vez que Santos ainda se recupera de problema muscular e Diego Alves está em tratamento de pubalgia. Mateus Cunha, paulista de 20 anos, foi o goleiro que ficou na reserva no jogo com o Ceará. Afastado pelo técnico Paulo Sousa, o carioca Diego Alves, que completará 37 anos em junho, tem contrato até dezembro e diz que quer cumprir até o fim.

Foto: Facebook Flamengo / Alexanre Vidal / CRF