Em sua pior apresentação do ano, com atuação sem garra e com poucas finalizações, o Flamengo não só perdeu os 100% de aproveitamento, mas também a liderança do Grupo D da Libertadores, com a derrota (1 x 0) para o Peñarol, diante de 61.576 pagantes – R$2.662.773,50 – na noite de ontem (3) no Maracanã. O gol foi do atacante Lucas Viatri, aos 43 do segundo tempo, completando de cabeça, no ângulo direito, o cruzamento sob medida do lateral-esquerdo Lucas Hernandez.

POR UM GOL – Depois de duas vitórias, o Flamengo perdeu a liderança para o Peñarol pela diferença de um gol. Os dois times têm seis pontos – duas vitórias e uma derrota -, mas o saldo do Peñarol é de 3 gols, com 5 marcados e dois sofridos, e o saldo do Flamengo é de 2 gols, com 4 marcados e dois sofridos. O Flamengo faz o último jogo no Maracanã, na próxima semana, com o lanterna San José, da Bolívia, e depois joga como visitante com o Peñarol no Uruguai e com a LDU no Equador.

APAGADOS – Gabriel e Bruno Henrique tiveram atuação apagada. Gabriel foi bem expulso pelo árbitro argentino Patrício Loustau, aos 30 do segundo tempo, pelo carrinho maldoso no meia Rodrigo Rojo, que havia entrado um minuto antes no lugar Brian Rodriguez. Tenso e gesticulando muito em boa parte do jogo, Gabriel teve um gol (bem) anulado por impedimento em cruzamento do lateral Pará. A melhor chance do primeiro tempo, com lançamento de Diego, Gabriel não soube aproveitar.

DEMOROU – Inexplicável a manutenção de Bruno Henrique e Gabriel por tanto tempo em campo. O colombiano Fernando Uribe, que só entrou no lugar de Bruno Henrique aos 41 do segundo tempo, poderia ter tido chance mais cedo. Aliás, uma das coisas que nenhum técnico explica é porque lança um jogador faltando menos de cinco minutos, se o substituído não teve problema médico. Gabriel não disputará o último jogo do time no Maracanã nesta fase da Libertadores.

O GOLEADOR – Lucas Viatri, autor do gol da noite no Maracanã, é argentino, 1,85m, vai fazer 33 anos no próximo dia 29 e foi formado na base do Boca Juniors, que o profissionalizou em 2007. No time titular marcou 31 gols em 133 jogos até 2014, quando saiu para outros times, inclusive da China. Viatri está no Peñarol desde 2017 e foi bicampeão uruguaio em 2017 e 2018.

SETE AMARELOS – O árbitro argentino Patrício Loustau, que completará 44 anos no próximo dia 15, advertiu (bem) cinco uruguaios – Giovanni Gonzalez, Formiliano, Lema, Rodrigo Rojo e Guzmán Pereira – e os rubro-negros Cuellar e Diego, por faltas duras. Sua atuação técnica e disciplinar foi muito boa. Correto na expulsão de Gabriel, que recebeu direto o vermelho. 

FLA-FLU SÁBADO – Com certeza, as torcidas estarão esperando que Flamengo e Fluminense apresentem desempenho melhor no Fla-Flu de sábado (6), às 19 horas no Maracanã, em jogo que vale vaga na final do Campeonato Carioca. O Flamengo tem a vantagem do empate, assim como o Vasco, que joga domingo (7), às 16 horas, com o Bangu. O Fluminense também não fez gol na noite de ontem (3) no jogo com a Luverdense pela Copa do Brasil: 0 x 0.

Foto: MARCELO THEOBALD