PELA PRIMEIRA VEZ, O FLAMENGO sofreu três gols em um jogo, em onze rodadas do Brasileiro de 2022, ao perder pela terceira vez consecutiva, na noite de ontem (11) para o Internacional, na Arena Beira Rio, em Porto Alegre. A 5ª derrota deixou o Flamengo em 15º, com 12 pontos, 3 vitórias, 3 empates, saldo negativo de 2 gols (11 a 13), e sob ameaça de terminar a rodada só uma posição acima do rebaixamento.

O TÉCNICO DORIVAL JUNIOR estreou sem ter dirigido sequer um treino e promoveu a volta do goleiro Diego Alves, que não jogava há 104 anos, mas também não teve culpa nos gols, o primeiro logo aos 46 segundos, marcado pelo ponta maranhense Wanderson, de 27 anos, emprestado pelo Krasnodar, da Rússia, que substituiu o meia Edenilson, suspenso pelo terceiro cartão amarelo.

O FLAMENGO SENTIU MUITO e tentou se reorganizar, mas sem articulação e pouca iniciativa, repetiu erros individuais como o de Everton Ribeiro, que deu chance a Wanderson de marcar o segundo gol aos 22 minutos. O Internacional saiu fortalecido e voltou do intervalo sem se abalar com o gol do meia Andreas, mesmo logo aos 13 minutos. O Flamengo não teve força para chegar ao empate.

QUANDO O PLACAR parecia definido, o meia-atacante Pedro Henrique, gaúcho de 31 anos, de volta após 10 anos na Suíça, França, Grécia e Turquia, marcou o terceiro gol nos acréscimos, aos 48 minutos. Foi apenas a segunda vitória do Internacional em cinco jogos como mandante, depois da virada (2 x 1) no Fortaleza, na 2ª rodada, a que antecedeu à estreia de Mano Menezes (1 x 0 no Fluminense no Maracanã).

AS DUAS DERROTAS anteriores do visitante Flamengo foram por 1 x 0 para o Athletico Paranaense e o Bragantino, depois do 1 x 1 da estreia com o Atlético Goianiense e do 2 x 2 com o Ceará, então dirigido por Dorival Junior. A única vitória do Flamengo como “visitante” foi na virada por 2 x 1, no Maracanã, sobre o Fluminense que tinha o mando de campo. 

DORIVAL JUNIOR, apesar da derrota, esboçou um sorriso ao ser abraçado e ao ouvir do técnico do Internacional: “Dá para melhorar, Dorival, dá. O meu time também estava esculhambado, e está melhorando”. Mano Menezes ganhou a vitória como presente de aniversário de 60 anos, nascido em 11 de junho de 1962, em Passo do Sobrado, a capital nacional do búfalo, a 138 km de Porto Alegre.

BOTAFOGO OU AVAÍ pode piorar a posição do Flamengo, se houver vencedor no jogo que completará a 11ª rodada, amanhã (13), no estádio Nilton Santos. O Botafogo, 16º com 12 pontos, passaria também a ter mais uma vitória que o Flamengo, e até mesmo com empate, o Botafogo teria mais 1 ponto. O Avaí, 18º com 11 pontos e 3 vitórias, também ultrapassaria o Flamengo, se vencer.

DIEGO ALVES, Mateuzinho, Rodrigo Caio, David Luiz e Filipe Luis (Ayrton Lucas); Willian Arão (Pedro), Thiago Maia (Marinho) e Andreas; Everton Ribeiro (Diego Ribas), Gabriel e Bruno Henrique, o time da terceira derrota consecutiva do Flamengo no Brasileiro de 2022. O Flamengo volta 4ª feira (15), ao Maracanã, para o jogo da 12ª rodada com o Cuiabá, ambos com 12 pontos e 3 vitórias.

DANIEL, Bustos (Moledo), Vitão, Mercado e Renê; Gabriel, Rodrigo Dourado (Johnny), Carlos de Pena e Allan Patrick (Alemão); Wanderson (Taison) e David (Pedro Henrique), o time do Internacional que impôs a terceira derrota consecutiva ao Flamengo. O Internacional será visitante na próxima 4ª feira (15), em Goiânia, com o Goiás.

CORINTHIANS RECUPEROU LIDERANÇA

O CORINTHIANS depende de pelo menos um empate do visitante Palmeiras com o Coritiba, na noite deste domingo (12), no estádio Couto Pereira, para terminar a 11ª rodada na liderança, após vencer o Juventude por 2 x 0,  gols de Adson e Mantuan, formados na base do clube, na noite de ontem (11), na Arena Corinthians. Foi a 3ª vitória sem sofrer gol e o Corinthians tem 21 pontos. O Palmeiras, 19.

O ATLÉTICO MINEIRO fez 1 x 0, gol de Sávio, logo aos 5 minutos, mas cedeu o empate ao Santos aos 41 do 2º tempo, com o pênalti de Jair em Bauermann, convertido pelo atacante Rwan Seco, de 21 anos, após o árbitro Marcelo de Lima Henrique rever o lance. O VAR evitou que o Santos ficasse com 10, desde os 13 do 2º tempo, ao recomendar só o amarelo para Lucas Pires, expulso ao agarrar Savio.

O ATUAL CAMPEÃO BRASILEIRO sai do G4 se hoje (12), o visitante Athletico Paranaense vencer o lanterna Fortaleza. O Athletico subiria do 5º ao 3º lugar, com 19 pontos, ultrapassando o Atlético Mineiro com 17 e o Internacional com 18.

Foto: Maxi Franzoi/AGIF