O Flamengo caiu uma posição e termina a vigésima sétima rodada em quinto lugar, após seu primeiro 0 x 0 no Brasileirão 2018, na noite deste sábado (29) com o Bahia, na Arena Fonte Nova, em Salvador. O jogo marcou a estreia de Dorival Júnior, substituindo o demitido e também paulista Maurício Barbieri, após a terceira eliminação do ano na Copa do Brasil. 

O Flamengo, com 49 pontos, caiu para o quinto lugar, e o Grêmio – único a fazer gol nos três primeiros jogos da rodada, com 1 x 0 no Fluminense – subiu para o quarto lugar com 50 pontos. O Flamengo em nada mudou: é o time que mais troca passes, mais faz cruzamentos pelo alto e o que menos finaliza. O novo técnico terá pouco tempo e muito trabalho para tentar corrigir erros que se repetem ao longo da temporada.

FALTA DE CRIAÇÃO – O Flamengo é um time de poucos recursos técnicos e com muita falta de inspiração, tanto para criar quanto para finalizar, em qualquer tempo do jogo. Inadmissível o gol que Vitinho perdeu aos seis minutos do segundo tempo, após a falha do goleiro Anderson. Inaceitável o gol que Willian Arão perdeu ao cabecear para fora no último lance, aos 49. Um 0 x 0 que se ajustou a um time, que saiu de campo, não à toa, ouvindo o coro de time sem vergonha.

TIME DA ESTREIA – No primeiro jogo do técnico Dorival Júnior, de volta ao clube após cinco anos, o Flamengo teve Cesar, Pará, Léo Duarte, Rever (cap) e Trauco (Renê, 37 do segundo tempo); Cuellar, Arão, Paquetá e Everton Ribeiro; Lincoln (Marlos, 25 do segundo tempo) e Vitinho (Berrio, 42 do segundo tempo). Everton Ribeiro, único advertido com cartão amarelo, por falta dura no atacante Clayton, aos 45 do segundo tempo.

SEM TRÊS – Além do atacante Henrique Dourado, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, o Flamengo ficou sem o goleiro Diego Alves e o meia-atacante Diego, ambos com problema muscular na coxa, contraído no jogo com o Corinthians, em que o time foi eliminado da Copa do Brasil, ao perder (2 x 1). Por sinal, o Corinthians é o próximo adversário do Flamengo, na abertura da vigésima oitava rodada do Brasileirão, sexta (5), às 21 horas, na Arena Corinthians.

FLAMENGO – Quinto lugar, 49 pontos em 27 rodadas, 14 vitórias, 7 empates, 6 derrotas, 38 gols marcados, 22 gols sofridos. O Bahia, com 30 pontos, pode entrar na zona de rebaixamento, se o Vasco (29) vencer o Paraná, segunda (1), em Curitiba, e a Chapecoense (28) ganhar neste domingo (30) do Ceará, em Fortaleza.

BAHIA 0 x 0 FLAMENGO foi o trigésimo segundo jogo sem gol no Brasileirão 2018. O árbitro Igor Benevenuto, da Federação Mineira, ainda que cometendo alguns equívocos em certas marcações, não exerceu qualquer influência no resultado. R$1.171.225,00. 31.626 pagantes na Arena Fonte Nova, em noite de temperatura agradável e tempo bom em Salvador.

Foto: site colunadoflamengo.com