QUATRO VEZES CAMPEÃO e vice-campeão da Copa do Brasil, o Flamengo só precisa do empate na noite de hoje (12), na Arena da Baixada, em Curitiba, para disputar pela 16ª vez a semifinal da Copa do Brasil, depois de vencer o Athletico Paranaense por 2 x 1, de virada, no Maracanã. O Flamengo foi campeão em 1990, 2006, 2013 e 2022, e vice-campeão em 1997, 2003, 2004 e 2017. O Grêmio, cinco vezes campeão, tenta igualar o recorde de seis títulos do Cruzeiro.

PELO 5º ANO CONSECUTIVO, Athletico Paranaense e Flamengo estão disputando vaga. Em 2019, houve dois empates em 1 x 1 e o Athletico se classificou nos pênaltis (3 x 1). Em 2020, nas oitavas de final, o Flamengo eliminou o Athletico nas oitavas de final, com 1 x 0 e 3 x 2. Na semifinal de 2021, o Athletico eliminou o Flamengo: 2 x 2 e 3 x 0 no Maracanã, na maior decepção do Flamengo em casa. Em 2022, nas quartas de final, 0 x 0 no Rio e Flamengo 1 x 0 em Curitiba.

O FLAMENGO REAGIU bem na volta do intervalo do jogo de ida das quartas de final de 2023, há uma semana no Maracanã, e com a vitória por 2 x 1, basta que empate na noite de hoje (12), na Arena da Baixada. O retrospecto de 11 jogos pela Copa do Brasil é bem favorável ao Flamengo, com 5 vitórias, só uma vitória do Athletico e 5 empates. O Flamengo ainda não perdeu para o Athletico em Curitiba em cinco jogos: duas vitórias, dois empates.

ENTRETANTO, A VIRADA da 4ª feira passada (5) foi a única vitória do Flamengo sobre o Athletico no Maracanã, nos últimos quatro jogos que disputaram pela Copa do Brasil. Em linhas gerais, o Flamengo rende mais e se supera como visitante do que quando joga em casa. O jogo da noite de hoje (12) será o 77º, com 31 vitórias do Flamengo, 27 do Athletico e 18 empates, e o 12º pela Copa do Brasil, com 5 vitórias do Flamengo, 1 do Athletico e 5 empates.

O FLAMENGO SE CLASSIFICA com empate; o Athletico, se vencer por dois ou mais gols, e a decisão só será em pênaltis se o Athletico vencer por um gol. O catarinense Braulio Machado apita e as equipes não foram anunciadas oficialmente. O Athletico não poderá escalar o meia chileno Arturo Vidal, que já jogou a Copa do Brasil pelo Flamengo, que por sua vez poderá contar com o reaparecimento do atacante Gabriel, mas ficou sem Bruno Henrique por tempo indeterminado.

                  CICLONE PODE ADIAR GRÊMIO x BAHIA

PORTO ALEGRE pode ser afetada por um ciclone extratropical, com rajadas, descargas elétricas, queda de granizo e chuva intensa, de acordo com a previsão do Serviço Nacional de Meteorologia. A intensidade da chuva deve aumentar a partir do meio da tarde desta 4ª feira e a Defesa Civil está em estado de alerta, que se estende às cidades de Canoas, a 19 km, e do Alegrete, a 490 km, onde nasceu o ex-técnico João Saldanha, campeão carioca de 1957 no Botafogo.

O PREFEITO de Porto Alegre, Sebastião Melo, mandou mensagem ontem (11) à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) solicitando que Grêmio x Bahia seja remarcado, principalmente depois que a Defesa Civil da capital gaúcha, com base na previsão da meteorologia, tem informação de que a situação poderá ficar pior, com o aumento da chuva, amanhã (13). A previsão para as 7 da noite, hora do jogo, é de umidade de 93%.

MESMO APÓS PERDER a invencibilidade em casa para o Botafogo, o Grêmio já havia vendido 25 mil ingressos e aumentado a previsão de pelo menos 40 mil torcedores na noite de hoje (12) na Arena Grêmio. O goiano Wilton Sampaio, árbitro Fifa, apita. O vencedor vai às semifinais com Flamengo ou Athletico Paranaense. Outro empate, depois do 1 x 1 em Salvador, leva a decisão aos pênaltis. A vaga vale prêmio de R$9 milhões.