Depois de se movimentar com desenvoltura no treino com bola, ontem (28), o artilheiro Gabriel passará pelo teste definitivo nesta terça (29) para confirmar a volta no jogo de amanhã (30), no Maracanã, em que o Flamengo precisa vencer o Independiente del Valle para se classificar às oitavas de final da Libertadores. Iguais com 9 pontos – 3 vitórias, 1 derrota -, o Independiente del Valle lidera pela vantagem no saldo de gols (8 a 0), com 12 marcados e 4 sofridos. Sem saldo, o Flamengo marcou e sofreu 7 gols.

GABRIEL respondeu bem aos movimentos no treino com bola, observado pelos fisioterapeutas, e no treino final de hoje (29) é provável que confirme a escalação. O artilheiro ficou fora do time na vitória sobre o Barcelona, no Equador, e no empate com o Palmeiras, após atuação apagada nos 5 x 0 que o Flamengo para o Independiente del Valle. Recuperado da infecção da Covid-19, ele também já não sente mais dores na coxa e está otimista para reaparecer no jogo de amanhã (30), no Maracanã.

GOLEIROS – Embora com boa atuação no 1 x 1 com o Palmeiras, Hugo Souza não será mantido. Cesar, reserva imediato de Diego Alves, também está recuperado da infecção e passará por novo teste para ter confirmada sua condição de jogo. Ainda assim, os médicos não descartam a aprovação de Diego Alves, que além do problema da Covid-19, já solucionado, está sem dor no ombro e pode ser aprovado no teste final desta terça (29).

PRAZO – A Conmebol não permitiu que o Flamengo fizesse novas inscrições para os dois jogos restantes, amanhã (30), com o Independiente del Valle, e dia 21 de outubro, com o Junior Barranquilla, ambos no Maracanã, informando que o clube perdeu o prazo. O Flamengo fez a tentativa depois dos casos positivos de Filipe Luis, Isla, Diego, Bruno Henrique, Vitinho, Michael e Mateuzinho. Esses sete jogadores também voltarão a passar hoje (29) por nova avaliação.

ARGENTINO – Fernando Rapallíni, de 42 anos, da Associação de Futebol da Argentina, será o árbitro de amanhã (30), no Maracanã, em seu décimo nono jogo da Libertadores. Ele já aplicou 88 cartões amarelos e 10 vermelhos, sendo 8 no primeiro Gre-Nal (0 x 0) da história da Libertadores, na noite de 12 de março de 2020, na Arena Grêmio. Bom lembrar: Rapallini foi o árbitro da final da Recopa Sul-Americana Flamengo 3 x 0 Independiente del Valle, na noite de 26 de fevereiro, no Maracanã.

COVID-19 – O Independiente del Valle não contou com quatro titulares no último jogo – 1 x 1 com o Barcelona de Guayaquil -, sábado (26), todos infectados e fora do jogo de amanhã (30) no Maracanã. O empate tirou a chance do time de assumir a liderança do campeonato equatoriano, que continua com a LDU, de Quito. Bom dizer: os jogos da fase de grupos da Libertadores não têm VAR, que só será utilizado a partir do mata-mata das oitavas de final.

CHANCES – Iguais com 7 pontos no Grupo E, Grêmio e Internacional podem dar passo firme hoje (29) para a classificação. As chances do Grêmio são maiores, em casa, no jogo com a Universidad Católica do Chile. A missão do Inter é mais complicada, ao jogar na Colômbia com o América de Cali. O Palmeiras estará classificado, se vencer amanhã (30), em seu Allianz Parque, o Bolívar, mas o São Paulo perderá a última chance de vaga nas oitavas se não vencer o River Plate, amanhã (30), na Argentina.

Imagem: Flamengo ao Vivo