AS CORES E OS SÍMBOLOS DO FLAMENGO nas bandeirinhas de córner do estádio Nilton Santos, no Fla-Flu do último domingo (6), provocaram muita revolta nos torcedores do Botafogo, que pressionaram os dirigentes e exigiram uma posição firme para que o fato não se repita. Diante de muitos e veementes protestos, o clube emitiu nota na noite de ontem (9), informando que os aluguéis do estádio estão suspensos, até a conclusão do novo protocolo de uso.

O BOTAFOGO DESTACA QUE SABE da importância do estádio para o futebol carioca, mas que os episódios do Fla-Flu o obrigam a fazer uma reestruturação do novo protocolo de uso. De acordo com a posição adotada pelo clube, os próximos locatários terão que se enquadrar no cumprimento das novas normas. Além do clássico Botafogo x Fluminense da noite de hoje (10), Fluminense x Portuguesa, do próximo domingo (13), também está confirmado para o estádio.

O BOTAFOGO RESSALTA ainda que várias cadeiras do estádio Nilton Santos foram quebradas no Fla-Flu e que a imagem de um policial apontando arma para torcedores do Fluminense também contribuíram para a suspensão temporária dos aluguéis. Na nota, o Botafogo destaca também que os novos ajustes começarão a ser feitos no jogo da noite de hoje (10) e no Fluminense x Portuguesa do próximo domingo (13).

INVICTO EM 2022, COM 3 VITÓRIAS e 1 empate, o Botafogo jogará pela segunda vez como visitante em seu estádio Nilton Santos, porque o próprio Fluminense propôs, mesmo com o mando de campo, que o jogo fosse na casa do adversário, baseando-se no bom relacionamento entre os clubes e a boa estrutura do estádio. O Fluminense entra ainda mais motivado para tentar a 4ª vitória consecutiva, depois da única derrota na estreia por 1 x 0 para o Bangu.

O CLÁSSICO MAIS ANTIGO do futebol carioca, disputado desde o primeiro campeonato, em 1906, será o 239º na noite de hoje (10), com 94 vitórias do Fluminense, 76 do Botafogo e 68 empates. No total de confrontos, 329, com 120 vitórias do Fluminense, 106 do Botafogo e 102 empates. O Botafogo não venceu o Fluminense nos últimos seis confrontos. Até a noite de ontem (10), a venda de ingressos registrava só 4.730, em virtude do tempo instável e chuvoso no Rio.

O BOTAFOGO ESTÁ PRÓXIMO do acerto do contrato por dois anos com o meia-atacante paraguaio Óscar Romero, de 29 anos, 1,76m, canhoto, irmão gêmeo do atacante Ángel Romero, estrangeiro com mais jogos (222) pelo Corinthians, segundo artilheiro da Arena Corinthians com 27 gols, entre 2014 e 2019, campeão brasileiro em 2015 e 2017, e bicampeão paulista 2017-18. Eles jogaram juntos, em 2019-20-21, no argentino San Lorenzo de Almagro.

FLUMINENSE x BOTAFOGO será o primeiro jogo com VAR no Carioca de 2022, operado pelo experiente caxiense Rodrigo Nunes de Sá, de 42 anos, em que o árbitro de video só atuará em clássicos e nos jogos finais. O microempresário Rodrigo Carvalhaes de Miranda, de 42 anos, será o árbitro, às 20 horas, no estádio Nilton Santos.

Foto: Fla Resenha