O FLAMENGO SÓ ESCAPOU DA DERROTA para o então lanterna América Mineiro, na tarde de ontem (22), no Maracanã, aos 49 minutos do 2º tempo, com o gol de cabeça do meia Victor Hugo, de 19 anos, no ângulo esquerdo, após cobrança de falta de Arrascaeta. 10 minutos antes, o atacante paulista Felipe Azevedo, de 36 anos, havia feito o gol do América, que passou a lanterna ao Vasco, aproveitando a rebatida de cabeça do lateral Ayrton Lucas. 

HORAS DEPOIS, com a vitória do Grêmio sobre o Atlético Mineiro por 1 x 0, no último jogo da noite de ontem (22), na Arena Grêmio, o Flamengo perdeu a vice-liderança para o Grêmio por 1 ponto (29 a 28) e passou a ter menos uma vitória (9 a 8) do que seu próximo adversário, 4ª feira (26), no jogo de ida do mata-mata das semifinais da Copa do Brasil, na Arena Grêmio. O Flamengo tem 28 pontos, igual ao Palmeiras, mas é 3º por ter mais uma vitória (8 a 7).

COM O SEGUNDO 1 x 1 NO MARACANÃ – o primeiro foi com o Cruzeiro -, o Flamengo, com 28 pontos, pode terminar a 16ª rodada com menos 14 pontos que o líder, se o Botafogo, com 39, vencer o Santos neste domingo (23), na Vila Belmiro, sem público. O América, com 10 pontos, ainda não venceu como visitante, mas o terceiro empate foi suficiente para tirá-lo da lanterna, que passou ao Vasco, com 9, que só sai se vencer o Athletico Paranaense neste domingo (23).

COM O TERCEIRO EMPATE CONSECUTIVO – 1 x 1 com Palmeiras, 0 x 0 com Fluminense -, o Flamengo saiu sob o misto de vaias e aplausos do 1 x 1 com o América Mineiro, decepcionando mais de 65 mil torcedores no Maracanã. Sem saber responder às perguntas sobre a má atuação da equipe, após a semana livre de treinamento, o técnico argentino Jorge Sampaoli limitou-se a dizer que “foi um jogo caótico, de um time ansioso e desesperado”.

SAMPAOLI mostrou-se desconfortável, ao ser perguntado sobre a preferência por Bruno Henrique, substituído por Pedro no 2º tempo: “Decido como entendo que é melhor para a equipe”. Sobre a atuação ruim, mesmo com a semana cheia de treinamento, o técnico também não teve firmeza ao responder: “Realmente, tivemos a semana completa para treinar, o que é raro, e não sei se o problema é físico, técnico ou mental”.

FLAMENGO 1 x 1 AMÉRICA MINEIRO registrou R$3.964.942,50. 60.236 pagantes. 65.402 presentes, em tarde de 25 graus no Maracanã. O árbitro pernambucano Rodrigo Lima, com boa atuação, advertiu com cartão amarelo Ayrton Lucas e Arrascaeta, e Maidana, Benitez, Paulinho Bóia e Daniel Borges. No final, Bruno Henrique pediu desculpas aos torcedores do Flamengo e alfinetou o América: “Se jogasse sempre com essa disposição, com certeza não seria um dos últimos”.

FLAMENGO – Mateus Cunha, Wesley, David Luiz, Leo Pereira e Ayrton Lucas; Allan, Gerson, Everton Ribeiro (Victor Hugo) e Arrascaeta; Gabriel e Bruno Henrique (Pedro). Nas três últimas rodadas do turno do Brasileiro, o Flamengo jogará no próximo sábado (29) com o Atlético, no Mineirão; domingo, 6 de agosto, com o Cuiabá, na Arena Pantanal, e domingo, 13, com o São Paulo, no Maracanã.

Fotos: Divulgação