O Flamengo vai tentar aproveitar o momento de desespero do Vasco, na noite deste sábado (15), em que o adversário disputará o primeiro jogo depois de entrar na zona de rebaixamento, para subir uma posição e terminar a vigésima quinta rodada em terceiro com 47 pontos, desde que o Palmeiras, com 46, não ganhe amanhã (16) do Bahia, em Salvador. O estádio Mané Garrincha, em Brasília, deve registrar em torno de 45 mil pagantes e o clássico será apitado pelo paulista Luis Flávio Oliveira, de 41 anos, árbitro FIFA desde 2015.
DOIS AUSENTES – Autores dos gols do 1 x 1 do jogo do turno – Vinícius Júnior, aos 13, e Wagner, aos 18, ambos no primeiro tempo – já não estão nos clubes. Vinícius Júnior pode fazer a estreia no Campeonato Espanhol, neste sábado (15), em Atlético de Bilbao x Real Madrid, e Wagner ganhou na Justiça o direito de sair do clube, segundo ele, por falta de pagamento. Flamengo 1 x 1 foi no sábado, 19 de maio, no Maracanã, com 32.536 pagantes, e o árbitro mineiro Ricardo Marques Ribeiro, da FIFA, expulsou Riascos e Breno (Vasco), e Rhodolfo e Cuellar, após muita confusão.
QUATRO HIPÓTESES – Em décimo sétimo com 24 pontos – 6 vitórias, 6 empates, 11 derrotas, 26 gols marcados e 35 sofridos -, o Vasco só sai do rebaixamento se vencer o Flamengo, e se a Chapecoense (25) não ganhar em casa do Internacional; o Botafogo (26) não vencer em casa o América Mineiro, e o Atlético Paranaense (27) não ganhar em casa do Fluminense. Bom lembrar: o Vasco tem um jogo a menos, com o Santos, na Vila Belmiro.
SÓ UMA POSIÇÃO – Em quarto lugar com 44 pontos – 13 vitórias, 5 empates, 6 derrotas, 35 gols marcados e 20 sofridos -, o Flamengo só pode subir uma posição, se vencer o Vasco, e o Palmeiras (46) não ganhar amanhã (domingo, 16) do Bahia, na Arena Fonte Nova, em Salvador. O plano do Flamengo, aproveitando o momento instável do Vasco – sem Pikachu e Desábato, suspensos -, com derrotas nos últimos quatro jogos, para sufocar o arquirrival desde o início.
VANTAGEM – Vasco e Flamengo se enfrentarão pela décima primeira vez na Capital da República. O Flamengo venceu o clássico quatro vezes, houve cinco empates e a única vitória do Vasco foi em 2013, no primeiro jogo. O técnico mineiro Alberto Valentim será o sétimo a dirigir o Vasco em Brasília e ele ainda tenta a primeira vitória, depois de sofrer quatro derrotas consecutivas.
TRÊS DERROTAS – O Vasco fará o décimo terceiro jogo com o mando de campo, o segundo em Brasília, onde foi goleado (4 x 1) pelo Corinthians. As três outras derrotas foram para o Vitória (3 x 2) e para o Botafogo (2 x 1), em São Januário, e para o Santos (3 x 0), no Maracanã. Nos outros oito jogos como mandante, o Vasco venceu os mineiros Atlético (2 x 1) e América (3 x 1), ambos de virada; Paraná e Grêmio (1 x 0), Chapecoense (3 x 1), e 1 x 1 com Fluminense e Ceará.
TRÊS VITÓRIAS – O Flamengo venceu 10 dos 13 jogos como mandante, mas só ganhou três dos onze como visitante: 3 x 0 no Ceará, 1 x 0 no Atlético Mineiro e 2 x 0 no Fluminense. Como visitante, perdeu para Chapecoense (3 x 2), Grêmio (2 x 0), Atlético Paranaense (3 x 0) e Internacional (2 x 1), e empatou (1 x 1) com Palmeiras e Santos, e 2 x 2 com Vitória e América Mineiro.