DEPOIS DE SUBIR seis posições nas duas últimas rodadas, saindo de 9º para 5º, o Flamengo terminou a 10ª rodada em 3º lugar, com 19 pontos, seis vitórias, igual ao vice-líder Palmeiras, com 22 pontos, e a cinco pontos do líder Botafogo, com 24 e oito vitórias, ao vencer o Grêmio por 3 x 0, neste domingo (11) no Maracanã. Foi a 4ª vitória como mandante, 3ª sem sofrer gol, depois da derrota para o Botafogo (3 x 2) e do 1 x 1 com o Cruzeiro. Oitavo 3 x 0 do campeonato.

O FLAMENGO já saiu para o intervalo em vantagem, com o gol de Cebolinha, aos 24 minutos, driblando o zagueiro argentino Kannemann, ao receber assistência do lateral Wesley, que teve outra boa atuação. Pedro substituiu Gabriel no intervalo e fez o 2º gol aos 20 minutos, e o 3º foi de Bruno Henrique, de cabeça, aos 50 minutos, completando cruzamento de Gerson. Foi o gol que provocou mais vibração e emoção dos mais de 60 mil rubro-negros no estádio.

BRUNO HENRIQUE passou por cirurgia e ficou dez meses em recuperação, voltando a marcar depois de quinze meses: “Só Deus sabe o que passei, em tantas noites de dor e de choro, que me deram força para não desanimar” – resumiu o atacante mineiro de 32 anos. Foi o 80º gol de Bruno Henrique, em 192 jogos pelo Flamengo, desde a estreia em 26 de janeiro de 2019, quando entrou no 2º tempo e marcou os gols do 2 x 1 sobre o Botafogo, em jogo da Taça Guanabara.

O FLAMENGO do 10º jogo sem derrota: Mateus Cunha, Fabricio Bruno, David Luiz e Leo Pereira (Ayrton Lucas); Wesley (Varela), Erick, Gerson, Everton e Arrascaeta (Victor Hugo); Gabriel (Pedro) e Cebolinha (Bruno Henrique). O técnico Jorge Sampaoli disse que “o time está entrando no caminho certo da mentalidade vencedora”. Os dois próximos jogos serão fora de casa, dia 22, com o Bragantino, e dia 25, com o Santos.

O FLAMENGO voltará ao Maracanã dia 28 para o último jogo da fase de grupos da Libertadores, precisando vencer o lanterna Aucas e esperando que o líder Racing não ganhe do Ñublense, terceiro com chance remota. O Racing tem 10 pontos, três vitórias, saldo de três gols (9 a 6), e o Flamengo, 8 pontos, duas vitórias, saldo de dois gols (7 a 5).

O GRÊMIO perdeu o terceiro jogo como visitante, segundo sem fazer gol, depois de 0 x 1 com o Cruzeiro, mas sua pior derrota foi para o Palmeiras (4 x 1). O técnico Renato Portaluppi ficou alegre com a ida dos jogadores do Flamengo à área técnica para cumprimentá-lo antes do jogo. Ele saiu do Flamengo depois da perda da Libertadores de 2021 para o Palmeiras, no Uruguai, e resumiu: “Fiquei feliz porque por onde passo só gosto de deixar amigos”.

                   400 VITÓRIAS DO INVICTO PALMEIRAS

ÚNICO INVICTO, com ataque mais positivo (22) e segunda defesa menos vazada (8), o Palmeiras manteve a vice-liderança após 10 rodadas, ao vencer o São Paulo por 2 x 0, neste domingo (11), no Morumbi, com os gols do meia Gabriel Menino, aos 11 do 1º tempo, e do atacante Endrick, que marcou o 1º em clássicos, aos 33 do 2º tempo. Foi a 400ª vitória em clássicos, 112ª sobre o São Paulo; 138 sobre o Corinthians, e 150 sobre o Santos.

O CHOQUE-REI, como o clássico é tratado pelos paulistanos, foi tenso e nervoso, no terceiro confronto dos técnicos Abel Ferreira e Dorival Junior. Logo aos dois minutos, pênalti para o São Paulo, após o chute do atacante Luciano bater no braço do lateral Mayke, mas o árbitro Raphael Claus, que havia marcado no ato, não confirmou, após rever o lance na tela do VAR, porque antes de bater no braço, a bola bateu na cabeça do lateral-direito do Palmeiras.

APESAR DE FALHAR nos gols, o zagueiro equatoriano Arboleda teve o apoio dos torcedores do São Paulo, que gritaram seu nome em coro várias vezes. Arboleda esteve perto de se redimir do erro no 1º gol, ao acertar o travessão em cabeçada forte. O técnico Abel Ferreira foi outra vez advertido com cartão amarelo, aos 14 do 1º tempo, após encarar o atacante argentino Calleri por falta dura, por trás, no lateral Mayke.

SÃO PAULO 0 x 2 PALMEIRAS registrou R$3.392.338,00, com 56.871 pagantes, em tarde de festa no Morumbi, o maior estádio da capital paulista, com 70 mil lugares, inaugurado em 2 de outubro de 1960. O árbitro Fifa Raphael Claus advertiu com cartão amarelo Rodriguinho, David e Pablo Maia, do São Paulo, expulso pelo 2º cartão amarelo. O atacante Artur foi o único advertido do Palmeiras, também único visitante com vitória na 10ª rodada.

PALMEIRAS – Weverton, Mayke, Naves (Jailson), Luan e Piquerez; Zé Rafael, Gabriel Menino (Richard Rios) e Raphael Veiga (Fabinho); Artur, Rony (Endrick) e Dudu (Breno Lopes). Foi a 18ª por 2 x 0, segundo placar mais registrado em 100 jogos do Campeonato Brasileiro, depois de 2 x 1 em 21 jogos. O goiano Dudu tornou-se o atacante com mais vitórias (256) na história do Palmeiras. O zagueiro paraguaio Gustavo Gomez, capitão do time, cumpriu suspensão.

NO REINÍCIO do Brasileiro, o Palmeiras visitará o Bahia, dia 21, e na 12ª rodada, dia 25, receberá o Botafogo no Allianz Parque. O São Paulo, apesar da terceira derrota, manteve o 8º lugar com 15 pontos, e voltará a ser mandante dia 21 com o Athletico Paranaense, e visitará o Cruzeiro, na 12ª rodada, dia 24, no Mineirão.

Foto: Gilvan de Souza / CRF e site Zona Mista