COM ATUAÇÃO APAGADA, o Flamengo não só perdeu a chance de ser vice-líder, como também sofreu a segunda maior goleada, no terceiro 4 x 0 do Brasileiro de 2023, depois de Cuiabá 0 x 4 Atlético Mineiro, na 5ª rodada, e de América Mineiro 0 x 4 Cruzeiro, na 6ª rodada. Todos os 18 jogos Bragantino x Flamengo foram pelo Campeonato Brasileiro, desde 5 de setembro de 1990, com 7 vitórias do Bragantino, 5 do Flamengo e 6 empates. A maior goleada do Brasileiro de 2023 foi a do Palmeiras sobre o Goiás por 5 x 0, na 4ª rodada, em 7 de maio, no estádio da Serrinha, em Goiânia.
MESMO MANDANTE, o Flamengo não leva vantagem sobre o Bragantino, que ganhou quatro jogos, perdeu três e empatou três como visitante. A única goleada do Flamengo no Bragantino foi por 4 x 1, no Brasileiro de 2022, no Maracanã, enquanto o Bragantino, antes dos 4 x 0 da noite de ontem (22), em Bragança Paulista, já havia goleado o Flamengo por 5 x 1 no Maracanã, no Brasileiro de 93. O técnico Jorge Sampaoli disse não ter tanta explicação, e resumiu: “A passividade do time me deixa muito preocupado”.
O BRAGANTINO já saiu para o intervalo com 1 x 0, gol de cabeça do zagueiro paulistano Eduardo Santos, de 25 anos, 1,96m, emprestado pelo Slavia Praga, vice-campeão tcheco de 2022-23, por menos uma vitória que o campeão Slavia Praga. Depois de três boas defesas, o goleiro Mateus Cunha rebateu o escanteio do zagueiro Juninho Capixaba e Eduardo Santos aproveitou para a cabeçada certeira.
O BRAGANTINO voltou melhor do intervalo e conseguiu o placar mais amplo que já fizera por merecer no 1º tempo, com o 2º gol marcado pelo atacante Mosquera logo aos 4 minutos, com chute forte da entrada da área, pouco depois de Arrascaeta acertar a trave do goleiro reserva Lucas, que substituiu Cleiton, suspenso. O 3º gol foi de Alerrandro aos 31, e aos 36, o 2º gol de Mosquera, após falha de Wesley, fechando a goleada. Yerson Mosquera, ponta colombiano de 22 anos, é do inglês Wolverhamtpon, que o emprestou ao FC Cincinatti, da Liga dos Estados Unidos.
FOI A 3ª DERROTA do Flamengo como visitante, após vencer o Bahia (3 x 2) e o Vasco (4 x 1), e de sofrer as viradas do do Internacional e do Athletico Paranaense por 2 x 1. Com os 4 x 0 do Bragantino, o Flamengo perdeu o 3º lugar para o Grêmio, que venceu o América Mineiro, de virada, por 3 x 1. O Flamengo terminou a 11ª rodada em 4º, com 19 pontos, 6 vitórias, 4 derrotas, 1 empate e seu saldo caiu de 10 para 6 gols, com 21 marcados e 15 sofridos.
O BRAGANTINO DOS 4 x 0 NO FLAMENGO: Lucão, Eduardo Santos, Luan Patrick e Juninho Capixaba; Jadsom (Aderlan), Mateus Fernandes, Lucas Evangelista (Gustavinho) e Eric Ramires (Praxedes); Mosquera, Vitinho (Sorriso) e Eduardo Sasha (Alerrandro). O técnico português Pedro Miguel Caixinha, ex-goleiro de 52 anos, disse: “Meu time não tem estrelas, mas joga sem medo dos que têm”. Com a 4ª vitória, 3ª sem sofrer gol, o Bragantino subiu três posições e terminou a 11ª rodada em 9º com 17 pontos, e volta a jogar em casa, domingo (25) com o Goiás.
FLAMENGO SEM TORCIDA NO PRÓXIMO JOGO
COM A CONFIRMAÇÃO da interdição da Vila Belmiro por um mês, até que o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) julgue o lançamento de sinalizadores no gramado, na derrota de 4ª feira (21), para o Corinthians, Santos x Flamengo será o primeiro jogo sem torcida, na noite de domingo (25). Também não haverá públiconos jogos com o Goiás e o Botafogo, e a interdição vale para os jogos do Brasileiro feminino. Ainda não há data para o julgamento.
PAULO ROBERTO FALCÃO é o técnico interino do Santos, a partir de hoje (23), quando orienta o primeiro treino para o jogo com o Flamengo. O ex-jogador do Internacional, único campeão brasileiro invicto, em 1979; brilhante na Roma, campeão italiano, e na seleção que encantou o mundo na Copa de 82, estava como coordenador técnico, mas sempre quis voltar a ser treinador. A sequência da campanha do time pode realizar seu desejo.