imagem: site colunadoflamengo.com
Ainda ficarão restando vinte e um pontos, depois do jogo de amanhã, sábado (27), em que o Flamengo tenta ganhar do Palmeiras – o que menos perdeu em trinta rodadas -, para se manter com chance de ser campeão brasileiro de 2018. Se vencer, reduzirá a um ponto a vantagem do líder, mas, se perder, a vantagem do Palmeiras aumentará para sete pontos.
PODER DE FOGO – Os 60 mil torcedores vão ver na noite de amanhã (27), no Maracanã, os dois ataques mais positivos do Brasileirão 2018: o do Flamengo fez 48 gols e o do Palmeiras, 47. As defesas também estão compactas: a do Flamengo sofreu 22 gols e a do Palmeiras, 19. Com aproveitamento de 69% em 30 rodadas, o Palmeiras tem mais uma vitória (18 a 17). O Palmeiras empatou 8 jogos e o Flamengo, 7. O Palmeiras sofreu 4 derrotas e o Flamengo, 6, aproveitamento 64%.
MANDANTE – O Flamengo venceu 12 dos 15 jogos em que teve o mando de campo, só perdendo no Maracanã para o São Paulo, que lhe tomou a liderança, no primeiro jogo após a Copa do Mundo, e também por 1 x 0 para o Ceará. Nos 12 jogos que venceu, o Flamengo não sofreu gol em 10 e marcou 18, com seis vitórias de 2 x 0 e três de 1 x 0. A maior vitória como mandante (4 x 1) foi sobre o Sport, e o único empate (1 x 1), com o Vasco. Venceu bem (3 x 0) o Fla-Flu.
VISITANTE – O Palmeiras ganhou 6 dos 15 jogos como visitante, sem sofrer gol em 5, e empatou 6 jogos. Três das quatro derrotas, fora de casa, todas por 1 x 0 para Corinthians, Cruzeiro e Fluminense. A única derrota em São Paulo foi de virada (3 x 2) para o Sport. Depois do jogo com o Flamengo, o Palmeiras terá mais três fora, com Atlético Mineiro, Paraná e Vasco. Em casa, com Santos, Fluminense, América Mineiro e, na última rodada, com o Vitória.
foto: colunadoflamengo.com
SEIS EXPULSÕES – No jogo do turno do Brasileirão 2018, na noite da quarta, 13 de junho, no Allianz Parque, Willian fez o gol do Palmeiras e o zagueiro Thuler empatou, após escanteio de Rodinei. O goleiro Diego Alves, recém afastado, evitou que o Flamengo perdesse, com quatro defesas daquelas consideradas impossíveis. Após confusão iniciada por Cuéllar e Dudu, o árbitro Braulio Machado expulsou Dudu, Luan e o goleiro Jailson, e Cuéllar, Jonas e Henrique Dourado.
BOM LEMBRAR – Foi a última rodada antes da Copa do Mundo e o Flamengo era líder com 27 pontos, quatro à frente do Atlético Mineiro, e oito a mais que o Palmeiras (19), então dirigido pelo gaúcho Roger Machado. O jogo marcou também a despedida de Felipe Vizeu, negociado com a Udinese, e de Vinícius Júnior, com o Real Madrid. Vinícius Júnior foi atingido por falta dura e desleal de Felipe Melo, que só recebeu cartão amarelo. Público: 36.882 pagantes, bem abaixo dos mais de 56 mil que estarão amanhã (27), no último sábado de outubro, no Maracanã.
JOGO 94 – Flamengo e Palmeiras farão amanhã o jogo de número 94 da estatística, com 37 vitórias do Palmeiras, 30 vitórias do Flamengo, e 26 empates. 148 gols do Palmeiras, 134 gols do Flamengo. Nos últimos cinco jogos do Campeonato Brasileiro, duas vitórias do Palmeiras e três empates. Os dois que mais atuaram no Brasileirão 2018 pelos dois times são o lateral Renê (Flamengo) e o meia Lucas Lima (Palmeiras), com 27 dos 30 jogos.
ARBITRAGEM – Rafael Traci, 37 anos, árbitro da Federação Paranaense, apitará seu décimo quarto jogo no Brasileirão 2018. Mostrou 64 cartões amarelos – média de cinco cartões por jogo – e nenhum vermelho. Dirigiu dois jogos do Palmeiras – 2 x 0 no Grêmio e 3 x 0 no Bahia – e só um jogo do Flamengo, na derrota (2 x 0) para o Grêmio, em Porto Alegre.
300 JOGOS, 667 GOLS – Após a vitória (2 x 0) do Ceará sobre o Cruzeiro, as trinta rodadas ficaram completas, e o Brasileirão 2018 registra 667 gols em 300 jogos, média de 2.2 gols por jogo. Os times com o mando de campo ganharam 159 jogos; os visitantes venceram 53 e houve 88 empates (0 x 0 em 35 jogos). Os times que mais ficaram no 0 x 0, quatro vezes, foram Grêmio, Internacional, América Mineiro e Atlético Paranaense.
MAIS GOLEOU – O Atlético Paranaense foi o que mais goleou: 5 x 1 na Chapecoense, 4 x 0 no Vitória, América Mineiro e Sport, todas as goleadas na Arena da Baixada, em Curitiba. Mas, a exemplo do Vasco, ainda não conseguiu vencer fora de casa. Em catorze jogos, empatou cinco, todos 0 x 0, e perdeu nove, sem fazer gol em oito.
UM EMPATE – Flamengo e Vasco foram os que menos empataram no Brasileirão 2018. O Flamengo no 0 x 0 com o Bahia, na Arena Fonte Nova, em Salvador, na estreia do técnico Dorival Júnior, e o Vasco no 0 x 0 com o Atlético Mineiro, no estádio Independência, em Belo Horizonte.
2222
MAIS VENCEU – Odair Hellmann, 41 anos, catarinense do município de Salete, técnico do Internacional, foi o que mais ganhou jogos (16) no Brasileirão 2018. O Palmeiras foi o que ficou mais jogos (15) sem perder, os últimos 13 com Luis Felipe Scolari.