Depois de perder na estreia para o Atlético Mineiro (1 x 0) e de empatar (1 x 1) com Grêmio e Botafogo, o Flamengo tenta hoje (5) a primeira vitória no Maracanã, na abertura da oitava rodada com o Fortaleza, que só venceu um jogo como visitante, 3 x 1 no Goiás. O Flamengo é sexto, com 11 pontos em 7 jogos – 3 vitórias, 2 derrotas, 2 empates, sem saldo de gol (9 a 9) -, e o Fortaleza é décimo, com 8 pontos em 7 jogos – 2 vitórias, 3 derrotas, 2 empates – e saldo de um gol (7 a 6).

COMPARAÇÃO – Com duas vitórias consecutivas  1 x 0 no Santos e 5 x 3 no Bahia, no jogo com mais gols do campeonato , o técnico espanhol Domènec Torrent, de 58 anos, se vencer o Fortaleza, pode ter melhor desempenho nos oito primeiros jogos, com quatro vitórias, do que o técnico português Jorge Jesus, de 66 anos, que só venceu um nos cinco primeiros jogos. Torrent está otimista com a reação do time, que perdeu os dois primeiros jogos, embora ressaltando ainda estar distante do nível ideal.

AINDA SEM TRÊS – O técnico pode contar hoje (5) com Filipe Luis, Gabriel e Gerson, que não atuaram na vitória sobre o Bahia, mas ainda não terá Bruno Henrique, com dores no joelho, e os goleiros Diego Alves, que além de dores no ombro, testou positivo e só volta aos treinos dia 14, e seu suplente Cesar, também com Covid-19, que volta a treinar dia 11. O goleiro Gabriel Batista, de 22 anos, 1,88m, terceiro suplente, está mantido, e Hugo Souza será seu reserva. Torrent não anunciou a escalação.

VANTAGEM – O Flamengo tem ampla vantagem no confronto com o Fortaleza, a quem venceu no Brasileiro de 2019 por 2 x 0 no Maracanã e 2 x 1 no Castelão. Será o décimo jogo que disputarão pelo Campeonato Brasileiro, com 5 vitórias do Flamengo, 3 do Fortaleza e 1 empate. Nos confrontos gerais, o décimo quinto jogo, com 7 vitórias do Flamengo, 5 do Fortaleza e 2 empates. O jogo deste sábado (5), no Maracanã, será apitado por Savio Sampaio, de 35 anos, da Federação de Brasília.

OUTRO CEARENSE – O Flamengo voltará ao Maracanã na próxima quarta (9) para o segundo clássico carioca no Brasileiro 2020 com o Fluminense, a quem venceu (2 x 1 e 1 x 0), em julho, na decisão do Campeonato Carioca. No domingo seguinte (13), pela décima rodada, o Flamengo jogará com o Ceará, na Arena Castelão, em Fortaleza. No Brasileiro de 2019, o Flamengo venceu o Ceará (3 x 0), no Maracanã, e 4 x 1, em Fortaleza.

EX-FLAMENGO – Técnico que dirigiu o Flamengo em 39 jogos, entre março e junho de 2018, o paulistano Maurício Barbieri, de 38 anos, foi anunciado ontem (4) como substituto do friburguense Felipe Conceição, de 41 anos, no Bragantino. Barbieri assume com o time em antepenúltimo, com 6 pontos em 7 jogos – 1 vitória, 3 derrotas, 3 empates, saldo negativo de quatro gols (7 a 11) – e fará a estreia amanhã (6), no jogo com o Palmeiras, único invicto, no estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista.

Foto: SportBuzz – UOL