HORAS DEPOIS DE O FLAMENGO CONFIRMAR A CLASSIFICAÇÃO para a semifinal da Copa do Brasil, ao vencer o Grêmio por 2 x 0, na noite de ontem (15), no Maracanã, diante de 6.446 pagantes, o vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva cassou, por volta de uma hora da madrugada de hoje (16), a liminar que garantia ao Flamengo o direito de jogar com público, enquanto mandante, no Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil.

EFEITO SUSPENSIVO – O vice-presidente Felipe Bevilacqua concedeu o efeito suspensivo solicitado por dezessete clubes e pela Confederação Brasileira de Futebol, que se mostrava preocupada com a não realização dos jogos do fim de semana do Campeonato Brasileiro. Diante disso, a rodada está mantida, e o Flamengo não poderá vender ingresso para o novo jogo com o Grêmio, na noite do próximo domingo (19), desta vez pelo Campeonato Brasileiro.

BEM ESTRANHO – Desde o Campeonato Brasileiro de 2020, que começou sem Palmeiras x Vasco e Goiás x São Paulo, é bem estranho que o primeiro turno do Campeonato Brasileiro de 2021 não tenha terminado para todos os clubes. O Flamengo, por exemplo, teve dois jogos adiados, com Grêmio e Athletico Paranaense, ambos como visitante, que ainda não foram remarcados. Se a CBF respeitasse as datas Fifa, com certeza seria menos um problema no futebol brasileiro.

DECEPCIONANTE – 553 dias depois de vencer o Barcelona do Equador por 3 x 0, gols de Gustavo Henrique, Gabriel e Bruno Henrique, diante de 58.100 pagantes, na noite da quarta-feira, 11 de março de 2020, no Maracanã, pela segunda rodada da fase de grupos da Libertadores, o Flamengo teve só 6.446 pagantes, na noite de ontem (15), na vitória sobre o Grêmio por 2 x 0, gols de Pedro, no jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil. Decepcionante. 

SAIU IRRITADO – Substituído aos 14 minutos do segundo tempo, Gabriel saiu irritado, depois de discutir com Luiz Felipe Scolari, técnico do Grêmio, ao isolar a bola. Gabriel ainda quis confirmação de que seria ele mesmo a sair para a entrada de Pedro, e deixou o gramado de cara fechada, denotando no semblante toda a insatisfação. Pedro fez os gols em nove minutos, convertendo pênalti aos 32, e aproveitando a volta da bola na trave, aos 41.

HOMENAGEM – O jogo marcou o retorno do zagueiro Rodrigo Caio, que não jogava desde 25 de julho, após o criterioso trabalho de reequilíbrio muscular. O Flamengo homenageou um dos notáveis de sua história, o meia Zizinho, do primeiro tricampeonato carioca do clube (42-43-44), que na véspera completaria 100 anos, estampando o nome dele na camisa. Zizinho jogou no Flamengo de 1939 a 1950, marcando 146 gols em 318 jogos.

GABRIEL BATISTA, Mateuzinho, Rodrigo Caio (Gustavo Henrique), Leo Pereira e Renê (Ramon); Tiago Maia (João Gomes), Andreas e Everton Ribeiro; Vitinho (Lazaro), Gabriel (Pedro) e Michael – o Flamengo dos 2 x 0 no Grêmio, em jogo bem apitado por Rodolpho Toski Marques, da Federação Paranaense, que não viu o toque do zagueiro Rodrigues, depois da bicicleta de Pedro, mas foi chamado pelo VAR e, acertadamente, confirmou o pênalti.

@marcelocortes_ / CRF