Por enquanto, e até que o Benfica deposite o valor da multa de um milhão de euros – R$6.100 mil -, pela liberação do técnico, Jorge Jesus está impedido de ser apresentado aos jogadores, o que deveria ter acontecido antes do último jogo do campeonato, em que o time venceu ontem (25) o Sporting (2 x 1), no dérbi de Lisboa, no estádio da Luz. Jesus assistiu ao lado do presidente do Benfica, que terminou sem derrota nos cinco jogos em que foi dirigido pelo interino Nelson Veríssimo, de 43 anos.

GOL BRASILEIRO – O maranhense Carlos Vinícius, de 25 anos, 1,90m, marcou o gol da vitória aos 43 do segundo tempo, após bela assistência do meia português Pizzi. Foi o vigésimo segundo gol do atacante, tratado pelos torcedores como Vinícius da pose, que faz ao cruzar os braços quando comemora. O Benfica saiu em vantagem para o intervalo com o gol do suíço Harris Seferovic, aos 29, e o esloveno Andraz Sporar empatou para o Sporting aos 24, em jogo que transcoreu bem equilibrado.

A VIRADA – Já campeão, o Porto teve a faixa carimbada pelo Braga, que fez a virada (2 x 1) no segundo tempo. O meia Mateus Uribe, colombiano de 29 anos, marcou o gol do Porto. Na volta do intervalo, o ponta Ricardo Horta, português de 24 anos, empatou, e o meia brasileiro Fransergio, de 29 anos, mato-grossense de Rondonópolis, fez o gol da vitória, garantindo ao Braga, do técnico Arthur Jorge, ex-zagueiro, de 48 anos, o terceiro lugar e a vaga na fase de grupos da Liga Europa 2020-2021.

CINCO PONTOS – Mesmo com a derrota, o Porto, do técnico Sergio Conceição, de 45 anos, foi campeão com cinco pontos à frente do Benfica (82 a 77), com mais duas vitórias (26 a 24), menos um empate (4 a 5), menos uma derrota (4 a 5), com mais três gols (74 a 71) e menos quatro gols sofridos (22 a 26). No próximo sábado (1), os arquirrivais se enfrentarão no estádio Cidade de Coimbra, decidindo a Taça de Portugal. Será o último jogo a que Jesus assistirá, antes de assumir o time do Benfica.

REVIRAVOLTA – Com a derrota para o Braga, o Sporting de Lisboa ficou em quarto lugar, igual em pontos (60), vitórias (18), empates (6) e derrotas (10), perdendo no saldo de gols (15 a 21), o que o obriga a disputar a fase preliminar da Liga Europa. Já na parte de baixo, o lanterna Desportivo Aves (17 pontos) está rebaixado e se despede hoje (26), em casa, com o Portimonense.

FLAMENGO FAZ PRIMEIRO CONTATO

DOMÈNEC TORRENT, espanhol de 58 anos, ex-meia dos desconhecidos Guixols e Olot, times da terceira divisão, jantou ontem (25), em Madrid, com os representantes do Flamengo, no primeiro contato para o acerto do substituto de Jorge Jesus. Depois de 11 anos como assistente de Pep Guardiola, desde 2006-07 no time B do Barcelona, passando pelo Bayern Munique e Manchester City, Torrent dirigiu o New York City FC, entre junho de 2018 e novembro de 2019, quando fez rescisão amigável.

CARLOS CARVALHAL, de 54 anos, ex-zagueiro, técnico desde 98, está livre desde sexta (24), ao vencer (2 x 0) o Boavista, deixando o Rio Ave em quinto com 55 pontos, 15 vitórias, 10 empates, 9 derrotas. O Sporting de Lisboa foi o principal time português que dirigiu, e depois comandou o turco Besiktas e os modestos ingleses Sheffield Wednesday e Swansea. Carvalhal disse ter outros clubes interessados, além do Flamengo, e resumiu com alegria: “Nunca recebi tantas sondagens quanto nos últimos dias”.

FERNANDO HIERRO, espanhol de 52 anos, ex-zagueiro do Real Madrid – 601 jogos, 126 gols, entre 1989 e 2003 – e da seleção, chamado um dia antes da estreia na Copa de 2018, e demitido, três jogos depois da eliminação para a Rússia, nos pênaltis. O único clube que dirigiu foi o Real Oviedo, hoje décimo quinto entre os 22 da segunda divisão. Fernando Hierro é apenas um dos nomes especulados, entre os que podem ser o novo técnico do Flamengo.

Foto: Ricardo Ramos/Global Imagens, O Jogo, e OneFootball