Escolha uma Página

OS JOGADORES DO FLAMENGO USARÃO CAMISAS COM OS NOMES ESCRITOS EM MANDARIM, uma das  variações da língua chinesa, no clássico deste penúltimo sábado (23) de outubro, às 19 horas, no Maracanã, pela vigésima oitava rodada do Campeonato Brasileiro. Aproveitando a transmissão da TV para a Ásia, o Flamengo tenta entrar no mercado chinês, como já fazem há tempos alguns clubes da Europa, entre eles o Barcelona, com patrocinador master do Japão.

PELA DIFERENÇA DE HORÁRIO, o Fla-Flu começará às 7 da manhã na Ásia, onde os relógios estão 12 horas adiantados. O Flamengo diz que seus perfis têm mais de 700 mil seguidores nas plataformas chinesas e os nomes dos jogadores escritos em mandarim com certeza despertarão muita curiosidade e interesse. Usada na maior parte das regiões Norte e Sudoeste, o mandarim padrão é a lingua oficial da República Popular da China, uma das quatro de Singapura e uma das seis linguas oficiais da Organização das Nações Unidas (ONU).

PESQUISA DO MINISTÉRIO da Educação da China revela que 95% dos chineses falam mandarim, lingua por eles adotada em 1956. Mas, como em todas as variantes do chinês, há muitas controvérsias sobre se o mandarim deve ser considerado um idioma ou um dialeto. 

QUANDO ESTIVE NA REPÚBLICA POPULAR DA CHINA, em junho de 1964, cobrindo os jogos da volta ao mundo do Madureira em Cantão, Pequim e Shangai, o diretor da delegação, Reinaldo da Gama, teve boas lições de mandarim com os intérpretes que falavam várias linguas com muita fluência, inclusive português. 

DESFALCADOS – Fluminense, que tem o mando de campo e espera pelo menos 20 mil torcedores na noite de hoje (23), no Maracanã, e Flamengo estarão desfalcados no sexto Fla-Flu de 2021. O Flamengo ainda não terá o reaparecimento de Arrascaeta, Bruno Henrique e David Luiz, problemas que parecem mais complicados, e não contará com Gabriel, que torceu o tornozelo. O Fluminense não terá o zagueiro Nino, com problema no olho, e Fred, que problema no pé.

TRIO PAULISTA – Fluminense e Flamengo jogarão sob arbitragem paulista. Vinícius Araújo terá como assistentes Alex Ang Ribeiro e Neuza Inês Back, e o VAR será monitorado por Rodrigo Guarizo Amaral. O Fla-Flu do turno, com o mando do Flamengo, foi na Arena Corinthians e o Fluminense venceu por 1 x 0. Mesmo que vença, o Fluminense não sairá do oitavo lugar, e se perder, poderá cair até três posições.

Foto: R7 Esportes