O FLAMENGO IGUALOU A MELHOR CAMPANHA de sua história na fase de grupos da Libertadores, com 16 pontos, 5 vitórias e 1 empate, como em 2007, ao vencer o Sporting Cristal, do Peru, por 2 x 1, na noite de ontem (24), no Maracanã. O goleiro Hugo falhou no gol de Cristofer Gonzalez, aos 41 minutos do 2º tempo, voltando a ser alvo de muitas vaias dos torcedores. R$1.631.156,00. 34.840 pagantes.
O FLAMENGO FICOU A MAIOR PARTE DO JOGO no campo do Sporting Cristal, que armou forte marcação e só saía nos contra-ataques. O lateral chileno Maurício Isla fez o gol do 1º tempo, aos 30 minutos, entrando pelo meio da área, após lançamento do zagueiro David Luiz do grande círculo. Causou estranheza que o árbitro venezuelano Alexis Herrera tenha considerado gol contra do lateral peruano Johan Madrid.
O FLAMENGO AUMENTOU O RITMO NA VOLTA DO INTERVALO e conseguiu o segundo gol aos 29 minutos, com o desvio de cabeça de Pedro, no ângulo direito. O atacante subiu no momento certo para completar a falta cobrada da esquerda pelo meia Andreas, que havia entrado quatro minutos antes no lugar de João Gomes, único do Flamengo advertido com cartão amarelo e suspenso do primeiro jogo das oitavas.
O TÉCNICO PORTUGUÊS Paulo Sousa, o goleiro Hugo e o lateral Isla foram vaiados antes mesmo de a bola rolar. O time que terminou a fase de grupos teve Hugo, Isla (Rodinei, aos 25 do 2º tempo), Pablo, David Luiz e Ayrton Lucas; João Gomes (Andreas, aos 25 do 2º tempo), Tiago Maia (Diego, aos 38 do 2º tempo) e Lázaro (Victor Hugo, aos 32 do 2º tempo); Marinho (Bruno Henrique, aos 25 do 2º tempo), Pedro e Gabriel.
A SEGUNDA VAGA DO GRUPO H ficou com o argentino Talleres, de Córdoba, que venceu a Universidad Católica por 1 x 0, em Santiago do Chile. Invicto, o Flamengo somou 16 pontos com 5 vitórias, 1 empate, saldo de seis gols, com 15 marcados e 9 sofridos. O Talleres ganhou 11 pontos, com 3 vitórias, 1 empate, 1 derrota e teve saldo de 1 gol (6 a 5).
O SORTEIO DOS JOGOS DAS OITAVAS DE FINAL será 6ª feira (27), às 13 horas, no auditório da sede da Confederação Sul-Americana de Futebol, na cidade de Luque, no Paraguai, a 17 km da capital Assunção. Os jogos serão eliminatórios, entre 23 de junho e 6 de julho.
Fotos: UOL e Coluna do Fla