O ATHLETICO PARANAENSE, sem oito titulares, impôs a sexta derrota ao Flamengo, segunda por 3 x 0, na noite de ontem (13), no estádio Kleber Andrade, em Cariacica, município da Grande Vitória, na abertura da 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. 5º com 36 pontos, o Flamengo pode cair para o 7º lugar, se hoje (14) o Bragantino, 6º com 35, vencer o Grêmio, e o Fluminense, 5º com 35, vencer o Vasco, sábado (16). Vaiado, o time foi chamado de sem vergonha pelos torcedores.

COINCIDÊNCIA OU NÃO, foi a terceira derrota que o Flamengo sofreu, sem fazer gol, após a semana inteira para treinar, tal como nos 4 x 0 do Bragantino e nos 3 x 0 do Cuiabá. Nos 3 x 0 da noite de ontem (13) para o Athletico, o técnico voltou a dar uma de gênio, escalando um zagueiro (David Luiz) de volante, e um volante (Tiago Maia) de lateral-esquerdo. O futebol tem “gênios”, mas quem terá sido o “gênio” do Flamengo que contratou Jorge Sampaoli?

O FLAMENGO INICIOU tentando dominar, mas aos poucos perdeu fôlego e já saiu para o intervalo perdendo por 1 x 0, gol do zagueiro Cacá, aos 26 minutos, aproveitando o chute de Vitor Bueno, de fora da área, que o goleiro Mateus Cunha rebateu com o pé esquerdo. Sem Bruno Henrique e Arrascaeta, o técnico voltou a escalar Pedro e Gabriel depois de cinco meses, mas não renderam. Gabriel ainda comprometeu a equipe, ao ser expulso aos 23 do 2º tempo, quando estava 1 x 0.

O FLAMENGO VOLTOU do intervalo sem David Luiz, entrando Allan, que só jogou 17 minutos e saiu lesionado e foi substituído por Igor Jesus, e com Everton Ribeiro no lugar de Victor Hugo, bem apagado. O Athletico fez 2 x 0 aos 39 com Alex Santana, e fechou o placar aos 47, com Vitor Bueno, o melhor do jogo. O Flamengo já havia levado a virada do Athletico (2 x 1) no jogo do turno, em Curitiba, e no placar agregado, acabou goleado pelo Furacão por 5 x 1.

GABRIEL FOI EXPULSO aos 23 minutos do segundo tempo, ao dar uma cotovelada na cara do meia argentino Tomás Cuello. Chamado pelo VAR, o árbitro gaúcho Rafael Klein reviu o lance e trocou o cartão amarelo pelo vermelho. Gabriel passou no intervalo a braçadeira de capitão ao meia Everton Ribeiro, e ao sair expulso, foi alvo de muitas pipocas jogadas pelos torcedores, que também o ofenderam.

O FLAMENGO da 6ª derrota: Mateus França, Fabricio Bruno, David Luiz (Allan e depois Igor Jesus) e Leo Pereira; Wesley, Tiago Maia, Gerson, Victor Hugo (Everton Ribeiro) e Cebolinha; Gabriel e Pedro, que não jogavam juntos desde maio. Arrascaeta, em recuperação de problema muscular na coxa, ainda é incerto no jogo de domingo (17) com o São Paulo, na reabertura do Maracanã. Bruno Henrique cumpriu suspensão e voltará ao time.

O ATHLETICO dos 3 x 0 no Flamengo: Leo Linck, Madson (Bruno Peres), Cacá, Thiago Heleno (c) e Lucas Esquivel; Erick, Bruno Zapelli (Willian) e Hugo Moura (Alex Santana); Vitor Bueno, Pablo e Tomás Cuello (Rômulo). Mais uma boa atuação do Athletico, do técnico baiano Wesley Carvalho, único interino das 20 equipes do Campeonato Brasileiro, que receberá o Internacional na Arena da Baixada na próxima 5ª (21) pela 24ª rodada.

SÃO PAULO LEVA VIRADA DO INTERNACIONAL

O INTERNACIONAL interrompeu a série de dez jogos sem vitória e ganhou de virada do São Paulo por 2 x 1, na noite de ontem (13), na Arena Beira Rio, em Porto Alegre. O argentino Calleri fez o gol do São Paulo aos 47 minutos do 1º tempo, convertendo pênalti do goleiro Keiller no meia Alisson. A virada do Internacional foi com gols dos laterais Fabrício Bustos, argentino de 27 anos, aos 14 minutos, e Renê (ex-Flamengo), piauiense de 31 anos, aos 24 minutos.

INTERNACIONAL – Keiller, Bustos, Hugo Mallo, Mercado (Nico Hernandez) e Renê; Gabriel (Rômulo), Bruno Henrique (Mateus Dias), Mauricio (Igor Gomes) e Wanderson; Alan Patrick (Campanharo) e Lucca. Técnico, Eduardo Coudet, ex-meia argentino de 49 anos. Com a 7ª vitória, o Internacional está no meio da tabela, 10º, com 29 pontos, mas ainda com saldo negativo de seis gols (19 a 25).

SÃO PAULO – Rafael, Rafinha (Natan), Beraldo, Diego Costa e Caio (Patryc); Pablo Maia, Alisson, Wellington Rato e Lucas Moura (Michel Araújo); Luciano (Nestor) e Calleri (Pato). Técnico, Dorival Junior. 12º com 28 pontos, o São Paulo sofreu a 8ª derrota e completou sete jogos sem vencer. É pouco provável que consiga recuperar o zagueiro equatoriano Robert Arboleda, com dores na coxa esquerda, para o jogo de domingo (17) com o Flamengo, no Maracanã.

A 23ª RODADA terá mais quatro jogos hoje (14): Santos x Cruzeiro, Fortaleza x Corinthians, Coritiba x Bahia e Bragantino x Grêmio; amanhã (15), Cuiabá x América Mineiro e Palmeiras x Goiás; sábado (16), Vasco x Fluminense e Atlético Mineiro x Botafogo. A 24ª rodada será iniciada 2ª feira (18) com Bahia x Santos.

Foto: Estadão / José Tramontin/athletico.com.br