No primeiro jogo fora do Maracanã, que está melhorando as condições do gramado, o Flamengo venceu o Sport por 2 x 0, na tarde deste domingo (15), no estádio da Cidadania, em Volta Redonda, e mesmo com menos dois jogos, manteve o quinto lugar com 27 pontos, a 10 do líder Atlético Mineiro. Bruno Henrique fez de cabeça o primeiro gol aos 10, após cruzamento de Arrascaeta, e na volta do intervalo, Everton Ribeiro marcou o segundo gol aos 2 minutos.

ATUAÇÃO DISCRETA – Mesmo sem o meia Diego e o atacante Gabriel, suspensos, o Flamengo não precisou se empenhar tanto para conseguir uma vitória tranquila sobre o Sport, que praticamente só se defendeu. Recuperado da entorse do tornozelo, o atacante Pedro teve atuação discreta, abaixo do que vinha rendendo. Ele ainda demonstra abatimento por não ter ganhado a medalha de ouro em Tóquio, um dos objetivos para aumentar o currículo.

DIEGO ALVES, Isla (Mateuzinho), Bruno Viana, Leo Pereira e Filipe Luis; João Gomes (Max), Willian Arão, Everton Ribeiro (Michael) e Arrascaeta (Vitinho); Bruno Henrique (Lazaro) e Pedro – o Flamengo da nona vitória, quinta sem sofrer gol, desde que o técnico Renato Portaluppi assumiu em 14 de julho. Faltando os jogos atrasados com Grêmio e Athletico Paranaense, o Flamengo é quinto colocado com 27 pontos – 9 vitórias, 5 derrotas -, saldo de 12 gols (27 a 15).

NÃO QUER SAIR – O meia uruguaio Arrascaeta voltou a dizer que não quer sair do Flamengo. Seu agente continua com a negociação para estender o contrato até 2025, mas ainda encontra resistência do clube, que diz não poder comprar os 25% do restante dos direitos econômicos do jogador. Enquanto isso, em jogo em que praticamente não foi exigido, o goleiro Diego Alves voltou a ser criticado nas redes sociais por torcedores do Flamengo.

LIBERTADORES – Com a classificação garantida nas semifinais da Libertadores, o Flamengo fará quarta (18) o jogo de volta com o Olímpia, goleado no Paraguai por 4 x 1 e tendo que vencer por quatro gols. O Flamengo deverá fazer as semifinais com o Barcelona, do Equador, que tem a vantagem do empate no segundo jogo com o Fluminense, quinta (19), em Guaiaquil, após 22 no Maracanã. Domingo (22) o Flamengo jogará em Fortaleza com o Ceará.

BOM RETORNO – O meia Renato Augusto, carioca de 33 anos, voltou ao Corinthians depois de seis anos, em que esteve no chinês Beijin Guoan, marcando o terceiro gol dos 3 x 1 deste domingo (15) sobre o Ceará, na Arena Corinthians. Os dois primeiros gols foram do meia Adson, promovido após se destacar no time sub-20. O atacante Rick, de 20 anos, fez de fora da área o gol do Ceará, que no próximo domingo (22) receberá o Flamengo na Arena Castelão.

VIRADA NA BAHIA – Com dois gols em seis minutos no segundo tempo, o Atlético Goianiense, do técnico carioca Eduardo Barroca, ganhou de virada (2 x 1) do Bahia, neste domingo (15), no estádio de Pituaçu. Zé Roberto, artilheiro do time, fez o primeiro, de cabeça, aos 10, e João Paulo, o da virada, aos 16. O Bahia saiu para o intervalo com 1 x 0, gol de Gilberto, que divide a artilharia do Brasileiro 2021, com 8 gols, com Bruno Henrique (Flamengo) e Edenilson (Internacional).

XÔ, REBAIXAMENTO – O Cuiabá, do técnico carioca Jorginho, lateral do tetra, saiu do rebaixamento ao vencer o Athletico Paranaense por 1 x 0, gol de Clayson aos 16 do segundo tempo. Com a terceira vitória, o Cuiabá é décimo sexto com 17 pontos e voltará à Arena Pantanal, quarta (18), para o jogo atrasado da quinta rodada com o Grêmio. Com a sexta derrota, o Athletico, do técnico português Antonio Oliveira, está em sexto com 23 pontos.

Fotos: Marcelo Cortes / CRF