Henrique Dourado comemora gol – Foto: Site Oficial do Flamengo
Antes mesmo do início do jogo, quarto que venceu por 1 x 0 no Maracanã, mantendo-se a sete pontos do lider Palmeiras, virtual campeão, o Flamengo foi vaiado durante o aquecimento pelos mais de 40 mil torcedores, que fizeram o coro de time sem vergonha e exigiram mais dos jogadores, cobrando disposição para vestir a camisa rubro-negra. O gol do 1 x 0 sobre o Santos foi de Henrique Dourado, aos 28 do segundo tempo, mas quem garantiu a vitória foi o goleiro Cesar, ao defender no canto direito o pênalti, do zagueiro Léo Duarte em Gabriel, cobrado sem muita força por Gabriel, artilheiro do Brasileirão 2018.
POUCO MELHOR – O primeiro tempo foi ruim. O Santos se apresentou com proposta defensiva exagerada, pouco atacando, e apenas bloqueando os espaços para impedir que o Flamengo avançasse. Não houve uma única finalização que levasse perigo aos goleiros e os torcedores esboçaram vaias quando os jogadores saíram para o intervalo. O segundo tempo foi um pouco melhor e o Flamengo aproveitou a chance com Henrique Dourado, aos 28, concluindo o passe do colombiano Orlando Berrío. R$1.136.024,00. 43.547 pagantes, em tarde de sol e muito calor no Maracanã.
SEM LATERAIS – Os três jogadores do Flamengo advertidos com cartão amarelo, bem aplicados pelo árbitro Paulo Roberto Alves Júnior, da Federação Paranaense, com boa atuação, não disputarão o próximo jogo, domingo (18), com o Sport, na Ilha do Retiro, no Recife: os laterais Rodinei e Pará, e o meia Diego. É certo que Lucas Paquetá vai reaparecer após cumprir suspensão no jogo de hoje (15).
MAIS DOIS – O Flamengo terminará 2018 no Maracanã em jogos com o Grêmio e o Atlético Paranaense (última rodada, 2 de dezembro). O último jogo fora do Rio será com o Cruzeiro, no Mineirão. O Flamengo soma 63 pontos em 34 rodadas – 18 vitórias, 9 empates, 7 derrotas, segundo ataque mais positivo (53) -, após a vitória sobre o Santos, décima primeira em que não sofreu gol no Brasileirão 2018. O que resta ao time é a vaga praticamente assegurada para a Libertadores 2019.
TRÊS SEGUIDAS – O Santos sofreu a terceira derrota consecutiva, depois de 3 x 2 para o Palmeiras e 1 x 0 para a Chapecoense, em sua única vitória como visitante, e terminou a rodada 34 em nono lugar – 46 pontos, 12 vitórias, 10 empates, 12 derrotas -, saldo de sete gols (40 a 33), e com chances cada vez menores de vaga na Libertadores 2019. A permanência do técnico Cuca também está se complicando.
OITO CARTÕES – Além dos três dados aos jogadores do Flamengo, Rodinei, Pará e Diego, todos fora do próximo jogo, o árbitro mostrou cinco cartões para jogadores do Santos: os zagueiros Alison e Gustavo Henrique; o apoiador Yuri e os atacantes Jean Mota, que entrou no intervalo no lugar de Arthur Gomes, e que não faz gol há quase três meses. Os jogos finais do Santos serão com Botafogo e Atlético Mineiro, e fora de casa com América Mineiro e Sport (última rodada).