Escolha uma Página

O FLAMENGO ESTREOU COM VITÓRIA na Libertadores 2022 sobre o Sporting Cristal por 2 x 0, gols de Bruno Henrique e Mateuzinho, mesmo sem fazer boa exibição na noite de ontem (5), no Estádio Nacional de Lima. Pressionado pelos fortes protestos do povo e do Congresso, o governo peruano chegou a cancelar o jogo.

O INSTITUTO PERUANO DE ESPORTES, em nome do governo, que decretou toque de recolher, anunciou o cancelamento do jogo “por questões de segurança”, logo após a saída da delegação do Flamengo do hotel para o estádio. O povo peruano está revoltado com o aumento dos combustíveis e dos fertilizantes.

O JOGO SÓ FOI REALIZADO porque o paraguaio Alejandro Dominguez, presidente da Confederação Sul-Americana de Futebol, interveio e ligou para Pedro Castillo, de 52 anos, professor, líder sindical e 99º presidente da República do Peru. Sob forte pressão, ele autorizou o jogo e disse que vai revogar o decreto do toque de recolher.

COM ATRASO DE 30 MINUTOS, o jogo começou às 22 horas no Rio (20 horas no Peru), sem público no Estádio Nacional de Lima. O Flamengo fez 1 x 0 aos 22 minutos, com o pé esquerdo de Bruno Henrique completando o cruzamento rasteiro de Mateuzinho. O atacante estava há seis jogos sem marcar e foi seu 2º gol em 2022

MESMO SEM JOGAR BEM, o Flamengo sofreu só uma ameaça de gol, aos 24 do 2º tempo, quando Hugo fez grande defesa, em chute à queima-roupa do atacante Ávila. O 2º gol foi de Mateuzinho, aos 42 minutos, completando com chute cruzado a assistência de Lázaro. A vitória veio em boa hora para acalmar a torcida e o time.

FOI A 82ª VITÓRIA DO FLAMENGO em 150 jogos na Libertadores e a 7ª vitória em 18 jogos de estreia, em que o time perdeu 4 e empatou 7, em sua 18ª participação desde 1981, campeão pela 1ª vez; em 2019 pela 2ª, e vice em 2021. O Flamengo fez gol em 122 dos 150 jogos e não sofreu em 103, com os 2 x 0 da noite de ontem (5).

EMBORA MANTIDO ATÉ O FINAL, o meia Andreas esteve entre os que não renderam bem. O atacante Gabriel foi outro muito apagado, que demorou a ser substituído, saindo só aos 35 do 2º tempo para a entrada de Pedro. Pelo 16º gol em 31 jogos na Libertadores, e 78º em 172 jogos, Bruno Henrique foi dos poucos que se salvaram.

HUGO, Gustavo Henrique, David Luiz e Filipe Luis (Leo Pereira, 13 do 2ºtempo); Mateuzinho, Willian Arão (Mateus França, 35 do 2ºtempo), Tiago Maia (Gomes, 13 do 2ºtempo), Andreas e Everton Ribeiro (Lázaro, 27 do 2ºtempo); Gabriel (Pedro, 35 do 2ºtempo) e Bruno Henrique – o Flamengo dos 2 x 0 na estreia da Libertadores.

O FLAMENGO FOI O 1º A VENCER, em 4 jogos apitados pelo colombiano Jhon Ospina Londoño, de 30 anos, árbitro Fifa desde 2019. Antes, pela Sul-Americana de 2020, ele apitou Caracas 0 x 0 Vasco e Santa Fé 0 x 0 Bahia, e pela Libertadores de 2021, São Paulo 1 x 1 Racing. Sua atuação em Cristal 0 x 2 Flamengo foi correta.

O ÁRBITRO FEZ DUAS ADVERTÊNCIAS com cartão amarelo em cada tempo: Tiago Maia, aos 17 minutos, por falta no atacante Lisa, e ao zagueiro Merlo, aos 31, por falta com o braço no meia Andreas. No 2º tempo, Willian Arão, aos 19, por falta no meia Sosa, e Mateuzinho, aos 39, por falta no atacante Christopher Gonzalez.

APÓS A ESTREIA NO BRASILEIRO, sábado (9), no estádio Antonio Accioly, em Goiânia, com o Atlético Goianiense, campeão goiano, o Flamengo, vice-campeão carioca, fará o primeiro jogo da Libertadores de 2022 no Maracanã, 3ª feira (12), com o Talleres, da cidade argentina de Córdoba.

O ATHLETICO PARANAENSE, do técnico Alberto Valentim, ficou no 0 x 0 com o Caracas, na noite de ontem (5), no Estádio Olímpico da Universidade da Venezuela, completando 22 anos sem vencer como visitante na estreia da Libertadores. Em quatro jogos, o segundo empate, depois de duas derrotas. 

EFETIVADO APÓS A VENDA de Santos para o Flamengo, o goleiro Bento fez três boas defesas, mas o destaque da noite foi o goleiro venezuelano Alain Baroja, de 32 anos, 1,83m, que livrou o Caracas de uma goleada. O Athletico estreia domingo (10) no Brasileiro com o São Paulo, no Morumbi, e dia 14, na Arena da Baixada, em Curitiba,recebe o boliviano The Strongest pela 2ª rodada da Libertadores.

                              CORINTHIANS PERDE NA ALTITUDE

O CORINTHIANS FOI O ÚNICO brasileiro com derrota, na noite de ontem (5) da Libertadores, caindo por 2 x 0 para o Always Ready, da Bolívia, na altitude de 3.600 metros do estádio Hernando Siles, na capital La Paz. O técnico português Vítor Pereira ainda não conseguiu com o time realize uma grande exibição.

O CORINTHIANS JÁ SAIU para o intervalo em desvantagem. O atacante argentino Marcos Riquelme, de 32 anos, converteu o pênalti do lateral corintiano João Pedro no lateral Jorge Flores, aos 8 minutos, e logo no primeiro minuto do 2º tempo, o meia boliviano Rodrigo Ramallo fez o 2º gol.

ESTA É APENAS A TERCEIRA VEZ que o Always Ready, do técnico boliviano Eduardo Villegas, ex-volante de 58 anos, participa da fase de grupos da Libertadores. Na primeira, em 2021, venceu o Internacional, de Porto Alegre, também por 2 x 0. O único título do clube é o de campeão boliviano de 2020.

Foto: Parceria Lance! Isto é