No único jogo de amanhã (7) da rodada 35, que Bragantino e Flamengo disputarão às 20h30min, no estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, a 88 km da capital, o Campeonato Brasileiro poderá ter novo líder. O Flamengo, se vencer, ficará um ponto à frente do Internacional, que só jogará quarta (10), na Arena Beira Rio, com o Sport, que na noite de ontem (5) antecipou o terceiro rebaixamento do Botafogo ao vencer por 1 x 0, gol do zagueiro Iago Maidana, que hoje (6) faz 25 anos.

EQUILÍBRIO – Bragantino e Flamengo deverão fazer outro jogo equilibrado, como o do turno, em que empataram (1 x 1) no Maracanã, como mostram os números da campanha de cada um. Será o décimo oitavo jogo do visitante Flamengo, com o retrospecto animador de dez vitórias, cinco sem sofrer gol. Fora de casa, o Flamengo só não fez gol em três das quatro derrotas, e no único 0 x 0, no returno, com o Fortaleza, pela pouca sorte do atacante Pedro, ao escorregar na cobrança do pênalti.

MAIS UMA – O mandante Bragantino não sofreu gol em quatro dos nove jogos do turno, em que venceu quatro, perdeu três e empatou dois, mas melhorou muito a campanha em casa no returno, sofrendo só uma derrota para o Athletico Paranaense, no único jogo em que não fez gol. O time ganhou impulso com cinco vitórias, marcando quatro gols em três, que ajudaram seu bom meia-atacante Claudinho a chegar à artilharia, com Marinho e Tiago Galhardo, de saída para o mundo árabe.

NEGADO – O Flamengo tentou, mas a CBF negou o pedido de adiamento do jogo de amanhã (7) com o Bragantino, três dias após o jogo com o Vasco. A rodada 35 terá dois jogos hoje (6) – Bahia x Goiás e Atlético Goianiense x Santos -, e Bragantino x Flamengo será o único de amanhã, e cinco na quarta (10), incluídos os do Inter com o Sport e do Atlético Mineiro com o Fluminense. Com razão, o Flamengo estranhou ter que jogar três noites após o jogo com o Vasco.

DESGASTE – O técnico Rogerio Ceni também lamentou que o Flamengo volte a jogar três noites depois, enquanto os concorrentes terão mais cinco dias de descanso até voltarem a campo, como é o caso do Internacional, que só jogará quarta-feira (10): “A preocupação é com o desgaste fisico, que faz a grande diferença no rendimento do jogador”. O Flamengo contará com o meia Gerson, mas Diego, que tem atuado como volante, vai cumprir suspensão pelo terceiro cartão amarelo.

ZAGUEIRO – O Flamengo está acertando com o Sporting de Braga, terceiro colocado do Campeonato Português, o empréstimo do zagueiro Bruno Viana, de 1,87m, que ontem (5) completou 26 anos. Natural de Macaé, a 180 km do Rio, ele foi formado na base do Cruzeiro, que o vendeu em 2016 para o grego Olympiacos. O Braga pagou 3.700 mil euros por sua compra e ele foi lançado por Abel Ferreira, técnico do Palmeiras. Agora o técnico Carlos Carvalhal decidiu liberá-lo.

JULGAMENTO – Enquanto Gabriel foi apenas advertido por ofensas ao árbitro, que o expulsou aos nove minutos do jogo com o Bahia, o julgamento de Bruno Henrique acabou sendo remarcado para a próxima quarta (10). O Flamengo receia que possa ser suspenso e ficar fora dos jogos finais, depois de ter acertado o nariz do zagueiro Breno, do Goiás, provocando fratura.

ARBITRAGEM – Wilton Pereira Sampaio, de 37 anos, da Federação Goiana e árbitro FIFA, apitará Bragantino x Flamengo. Ele está bem cotado para representar o Brasil na Copa do Mundo de 2022 no Catar, de vez que desfruta de muito conceito na Confederação Sul-Americana, que fará a indicação do nome. O outro cotado é o paulista Raphael Claus, que esteve bem em Flamengo 2 x 0 Vasco. Não está afastada a hipótese de que o Brasil tenha dois árbitros na próxima Copa.