DEPOIS DE TRÊS VITÓRIAS consecutivas, duas sem sofrer gol, o Flamengo perdeu duas posições, ao empatar em um gol com o Cruzeiro, na noite de ontem (27), no Maracanã, e caiu de 6º para 8º, podendo descer para 9º, se o visitante Santos vencer o Bragantino, amanhã (29), no jogo que completa a 8ª rodada. Mais de 65 mil torcedores vaiaram o time, principalmente o meia Thiago Maia. O presidente e o vice de futebol foram duramente ofendidos.
O FLAMENGO é um sobe e desce constante em suas atuações, sem que o técnico argentino Jorge Sampaoli defina a equipe e o esquema de jogo. Como se não fosse suficiente outro mau desempenho, Gabriel ainda demonstrou falta de conhecimento da regra, ao querer fazer o gol, em impedimento, depois que acertou a trave na cobrança do pênalti. Foi aos 19 minutos do 1º tempo, quando o Cruzeiro vencia, e aos 32 o lateral Ayrton Lucas empatou.
A ASSISTÊNCIA de calcanhar do atacante Bruno Rodrigues para o lateral-esquerdo Marlon fazer o gol do Cruzeiro, logo aos 5 minutos, foi primorosa. O Cruzeiro rendeu bem mais do que no jogo que perdeu para o Cuiabá por 1 x 0 porque o gramado da Arena do Jacaré está entre os piores. O gramado do Maracanã não é dos melhores, mas permitiu ao time mineiro desenvolver um jogo mais intenso, em que ficou, por vezes, mais perto da vitória.
O GOL DO FLAMENGO foi criado pelo lateral Wesley, que avançou bem e fez cruzamento preciso para Ayrton Lucas completar de pé esquerdo, na segunda trave. Ao contrário do cruzeirense Marlon, paranaense de 26 anos, que fez apenas o 3º gol, Ayrton Lucas, norte-riograndense de 25 anos, marcou o 14º na carreira, 5º em 2023. Iguais em vitórias (4) e derrotas (3), Flamengo empataram pela primeira vez em sete rodadas do Brasileiro de 2023.
FLAMENGO – Mateus Cunha, Wesley, Fabricio Bruno, Leo Pereira (David Luiz) e Ayrton Lucas; Thiago Maia, Erick Pulgar, Gerson e Mateus França (Cebolinha); Gabriel e Pedro. O Flamengo decide 5ª feira (1) a vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil com o Fluminense, nos pênaltis, se houver outro empate, e volta ao Maracanã para o clássico da 9ª rodada do Brasileiro com o Vasco, 2ª feira (5).
CRUZEIRO – Rafael Cabral, Igor Formiga (William), Lucas Oliveira, Luciano Castan e Marlon; Wallisson (Mateus Jussa), Neto Moura (Mateus Vital) e Felipe Machado; Bruno Rodrigues, Wesley (Stênio) e Gilberto (Henrique Dourado). O time do técnico português Pepa está em 6º com 13 pontos, 4 vitórias, 1 empate, 3 derrotas, e só cai uma posição, se o arquirrival Atlético vencer ou empatar hoje (28) com o Palmeiras, no Mineirão.
FLAMENGO 1 x 1 CRUZEIRO registrou R$3.669.392,50. 61.094 pagantes. 65.270 presentes. O árbitro Luiz Flavio Oliveira, da Federação Paulista, acertou na marcação do pênalti do lateral Igor Formiga em Pedro, e correto na aplicação dos nove cartões amarelos: Ayrton Lucas, Gerson, Gabriel e Thiago Maia, do Flamengo, e Mateus Jussa, Wesley, William, Igor Formiga, pelo pênalti, e no goleiro Rafael Cabral por demora na reposição da bola.
OS TORCEDORES do Flamengo fizeram belo mosaico Todos com Vini Jr, manifestação de apoio antirracista, também estampada na parte da camisa rubro-negra. Nas redes sociais, o atacante agradeceu. Vinicius Junior ficou fora do segundo jogo consecutivo do Real Madrid, na vitória de ontem (27) sobre o Sevilha por 2 x 1, na penúltima rodada do Campeonato Espanhol, ganho com antecedência pelo Barcelona.
VITÓRIA COLOCA O GRÊMIO EM 4º
O GRÊMIO SUBIU ao 4º lugar, ao vencer o Athletico Paranaense por 2 x 1, na noite de ontem (27), diante de 26 mil torcedores, na Arena da Baixada, em Curitiba. O ponta Cuiabano, de 20 anos, fez o 1º gol aos 30 minutos, e Vitor Roque marcou o do Athletico aos 33. Na volta do intervalo, o zagueiro Bruno Uvíni, improvisado na lateral-esquerda, logo aos 3 minutos, usou a cabeça para fazer o gol da quarta vitória, deixando o Grêmio com saldo de um gol (12 a 11).
ADRIEL, Fabio, Gustavo Martins, Bruno Alves e Bruno Uvíni; Reinaldo, Villasanti e Mila; Cuiabano, Galdino e Vinicius, o Grêmio, do técnico Renato Portaluppi, 4º colocado com 14 pontos, 4 vitórias, 2 empates, 2 derrotas. O Athletico Paranaense desceu ao meio da tabela, 10º, com 12 pontos, 4 vitórias, 4 derrotas, sem saldo de gol (11 a 11). Athletico Paranaense e Botafogo são os únicos que ainda não empataram no Brasileiro de 2023.
VIRADA LEVA SÃO PAULO AO 3º LUGAR
O SÃO PAULO voltou do intervalo muito persistente na pressão, e com a quarta vitória, primeira de virada, por 2 x 1 no Goiás, subiu ao 3º lugar, que só perderá se o Fluminense vencer hoje (28) o Corinthians. O lateral-direito Maguinho fez de cabeça o gol do Goiás, aos 28 do 1º tempo. O meia Pablo Maia empatou de fora da área aos 11, e o gol da virada foi do atacante capixaba David, emprestado pelo Internacional, aos 46 minutos, em sua volta após a cirurgia no joelho em abril.
Foi a sétima virada, em 75 jogos do Brasileiro de 2023.
RAFAEL, Rafinha (Diego Costa), Alan Franco, Beraldo e Caio; Gabriel Neves (Michel Araújo), Pablo Maia, Alisson (David) e Marcos Paulo (Rodriguinho); Luciano (Wellington Rato) e Jonathan Calleri – o São Paulo, do técnico Dorival Junior, 3º com 15 pontos, 4 vitórias, 3 empates, 1 derrota (com Rogerio Ceni). Foi a 5ª vitória consecutiva no Morumbi, 4ª no Brasileiro, e uma na Sul-Americana. Domingo (4), o São Paulo visitará o Grêmio.
Foto: Divulgação