FLAMENGO E CORINTHIANS poderão se enfrentar nas quartas de final da Libertadores de 2022, se passarem pelo Tolima e pelo Boca Juniors. A projeção é baseada no sorteio da tarde de hoje (27), na sede da Confederação Sul-Americana de Futebol, na cidade de Luque, no Paraguai, em que o Flamengo jogará com o Tolima, que quebrou a invencibilidade de 18 jogos do Atlético Mineiro, e o Corinthians com o Boca.

OS JOGOS DE IDA DAS OITAVAS DE FINAL serão na última semana de junho e os de volta na primeira semana de julho. Flamengo, Atlético Mineiro e Palmeiras, primeiros de seus grupos, farão o segundo jogo em casa. Fortaleza, Atlhetico Paranaense e Corinthians, segundos de seus grupos, disputarão o segundo jogo fora de casa. O Corinthians venceu o Boca por 2 x 0 na decisão da Libertadores de 2012.

FLAMENGO E TOLIMA FARÃO JOGO INÉDITO na Libertadores. O Flamengo foi 1º do Grupo H, invicto, com 16 pontos, 5 vitórias, 1 empate, saldo de 9 gols (15 a 6). O Tolima foi 2º do Grupo D, igual ao Atlético Mineiro em pontos (11), vitórias (3), empates (2), derrota (1) e só perdeu no saldo de gols (4 a 1), marcando 10 e sofrendo 9, e o Atlético com 10 gols marcados e 6 sofridos.

O ADVERSÁRIO DO FLAMENGO é treinado pelo ex-goleiro Hernan Torres Oliveros, de 61 anos, natural de Ibagué, tratada como a capital musical da Colômbia, a 201 km da capital Bogotá. Do elenco de 29 jogadores, só dois estrangeiros: o goleiro De Amores e o zagueiro Hector Menosse, uruguaios. Fundado em 18/12/54 como Club Deportes Tolima, passou a ser Tolima FC, como clube empresa, em 23/8/2011.

TOLIMA x FLAMENGO, jogo de ida das oitavas de final, na última semana de junho, será no estádio Manuel Murillo Toro, com 33 mil lugares. Até 1957, o uniforme do Tolima era azul e branco, em homenagem ao Racing, de Buenos Aires, que contribuiu com 10 mil dólares para a fundação do clube. A partir de 1958, o uniforme passou a ser vinho e dourado, cores da bandeira da cidade de Tolima.

PALMEIRAS x ATLÉTICO MINEIRO

ALÉM DE FLAMENGO x CORINTHIANS, outro confronto brasileiro que pode acontecer nas quartas de final é Palmeiras x Atlético Mineiro. Atual bicampeão, e com a melhor campanha na fase de grupos, com 6 vitórias em 6 jogos e saldo de 22 gols (25 a 3), o Palmeiras fará o 2º jogo em casa com o Cerro Porteño, 2º do Grupo G, com 2 vitórias, 2 empates, 2 derrotas e saldo de 1 gol (5 a 4).

CORINTHIANS E BOCA fizeram campanhas similares na fase de grupos. O Boca, 1º do grupo E, 10 pontos, 3 vitórias, 1 empate, 2 derrotas, sem saldo de gol (5 a 5), e o Corinthians, 2º do Grupo E, 9 pontos, 2 vitórias, 3 empates, 1 derrota, saldo de 1 gol (5 a 4). Serão dois do mesmo grupo que se enfrentarão nas oitavas de final, a exemplo dos argentinos Velez Sarsfield x River Plate e Talleres x Colón. 

PRIMEIRO E SEGUNDO DO GRUPO B, Athletico Paranaense (2º), e Libertad voltarão a se enfrentar nas oitavas de final, depois de terminarem a fase de grupos em igualdade: 10 pontos, 3 vitórias, 1 empate, 2 derrotas. O Libertad, do Paraguai, foi 1º pelo saldo de gols (2 a 1). O Athletico está na Libertadores 2022 por ter sido campeão da Sul-Americana 2021, ao vencer o Bragantino por 1 x 0, em jogo único, no estádio Centenário, onde uma semana depois o Palmeiras ganhou a final da Libertadores com o Flamengo (2 x 1).

O ESTREANTE FORTALEZA, atual tetracampeão cearense, disputará as oitavas de final com o Estudiantes, de La Plata, Argentina, 1º do Grupo C, 13 pontos, 4 vitórias, 1 empate, 1 derrota, saldo de 1 gol (8 a 5). O Fortaleza, 2º do Grupo F, 10 pontos, 3 vitórias, 1 empate, 2 derrotas, saldo de 1 gol (10 a 9), fará o 1º jogo em casa. A classificação do Fortaleza só foi conseguida na última rodada, fora de casa, com 4 x 3 no Colo Colo, em Santiago.

Foto: Divulgação