Escolha uma Página

TERCEIRO COM 47 PONTOS, o Flamengo será vice-líder se vencer o Vasco, 17º com 30 pontos, desde que o Bragantino, 2º com 49 pontos, não vença o Fluminense, 9º com 42 pontos, no último jogo de hoje (22). O Vasco voltou ao rebaixamento, após o 1 x 1 de ontem (21) do visitante Goiás, 16º com 31 pontos, com o Cuiabá. O Vasco só sai do rebaixamento se vencer; se empatar, ou perder, pode terminar a rodada em 18º. O empate só tira o Vasco do rebaixamento, se o visitante Santos, 18º com 30 pontos, não vencer o Internacional, 13º com 32 pontos.

O FLAMENGO x VASCO deste domingo (22) marca a volta de Tite ao Maracanã, onde o retrospecto de 22 jogos do técnico é desfavorável, com 7 vitórias, 9 derrotas, 6 empates. Com a seleção, o gaúcho Tite ganhou a Copa América de 2019, vencendo a final com o Peru (3 x 1), no domingo, 17 de junho, mas perdeu a Copa América de 2021 para a Argentina por 1 x 0, gol de Di Maria, na noite do sábado, 10 de julho.

POR SUA VEZ, O ARGENTINO Ramon Diaz, ex-atacante de 64 anos, dirigirá o Vasco pela primeira vez em um clássico no Maracanã, depois de ter tirado o Flamengo da decisão do Mundial de clubes de 2023 no Marrocos, com a vitória do saudita Al-Hilal por 3 x 2, na semifinal da 3ª feira, 7 de fevereiro. Ramon Diaz vê o Vasco ainda mais motivado para se manter na Série A em 2024: “Flamengo x Vasco tem a mesma dimensão de River x Boca que tantas vezes disputei”.

O VASCO x FLAMENGO do turno foi traumático para o Vasco, que com o mando de campo, tinha 90% dos torcedores, na noite da 2ª feira, 5 de junho, pela 9ª rodada. O time era dirigido pelo paulistano Maurício Barbieri, e o Flamengo pelo argentino Jorge Sampaoli. Boa parte dos vascaínos saiu do estádio no intervalo, quando o Flamengo já vencia por 4 x 0, gols de Erick, Gerson, Pedro e Ayrton Lucas, sem ver o gol o gol do Vasco, marcado de pênalti pelo meia Jair.

FLAMENGO E VASCO disputarão neste domingo (22) o quinto confronto de 2023, depois de três jogos pelo Campeonato Carioca, em que o Vasco venceu por 1 x 0 na fase de grupos, e perdeu por 3 x 2 e 3 x 1 e nas eliminatórias. No Campeonato Brasileiro, a última vitória do Vasco sobre o Flamengo foi de virada (2 x 1), com os gols de Rodrigo e Nenê, após o gol de Emerson Sheik, no 1º tempo, domingo, 27 de setembro de 2015. Desde então, quatro empates e cinco vitórias do Flamengo.

ÁRBITRO DA COPA DO MUNDO DE 2022, o paulista Raphael Claus apitará o 62º Flamengo x Vasco do Campeonato Brasileiro, com vantagem de cinco vitórias do Flamengo (22 a 17), e 22 empates. No retrospecto geral de 344 jogos, vantagem de 31 vitórias do Flamengo (136 a 105), e 103 empates. Sobre a arbitragem, perguntar não ofende: por que os clássicos cariocas não são apitados por árbitros cariocas e os clássicos paulistas são apitados por árbitros paulistas?

FLAMENGO – Rossi, Wesley, Fabricio Bruno, Leo Pereira e Ayrton Lucas; Tiago Maia, Erick, Gerson e Everton Ribeiro (c); Pedro e Bruno Henrique, que recusou a proposta do Palmeiras e está com a renovação de contrato até 2026 praticamente acertada, realizando o objetivo de encerrar a carreira no Flamengo, que defende desde 2019. VASCO – Leo Jardim, Paulo Henrique, Medel, Leo (c) e Piton; Zé Gabriel, Praxedes e Paulinho; Gabriel Pec, Vegetti e Payet.

Foto: Valdo Viro/CB.DA Press