O FLUMINENSE sofreu dois gols de bola parada em três minutos, e ao levar a virada do Grêmio por 2 x 1, na noite de cinco graus desta 3ª feira (13), no estádio Couto Pereira, em Curitiba, pode ter visto o sonho da segunda Libertadores consecutiva terminar nas oitavas de final.
MELHOR NO INÍCIO, o Fluminense abriu o placar aos 12 do 2º tempo com o gol de voleio de Lima, completando cruzamento de Ganso da entrada da área, mas não conseguiu segurar a pressão do Grêmio, que virou em três minutos com dois gols de bola parada do lateral-esquerdo Reinaldo.
O GRÊMIO empatou aos 28, com o pênalti cometido com a mão direita pelo lateral Esquerdinha, aos 25, após cruzamento de Soteldo, e marcado com convicção pelo árbitro argentino Dario Humberto Herrera. Reinaldo foi firme na cobrança no ângulo direito.
O GRÊMIO já havia voltado melhor do intervalo, e com o empate, aumentou a pressão e fez a virada aos 31, na falta de Esquerdinha em Soteldo, ao lado da área. Reinaldo bateu direto, a bola quicou na pequena área e entrou antes de o goleiro Fábio tentar a defesa.
O FLUMINENSE terá que vencer por dois gols, ou decidir nos pênaltis se ganhar por um gol, no jogo de volta da próxima 3ª feira (20), no Maracanã. O Grêmio terá a vantagem do empate para se manter como o brasileiro com mais participações (19) nas quartas de final.
FOI O 6º JOGO do Grêmio, 3º na Libertadores – 4 x 0 no The Strongest, 1 x 1 com o Estudiantes -, no estádio do Coritiba, onde fará o último como mandante, sábado (17), com o Bahia, pela 23ª rodada do Brasileiro. Dia 1 de setembro o time voltará à Arena Grêmio com o Atlético Mineiro.
GRÊMIO – Marchesin, João Pedro, Rodrigo Ely, Jemerson e Reinaldo; Dodi, Villasanti (c) e Cristaldo (Monsalve); Pavon (Nunes), Braithwaite (Martins) e Soteldo (Du Queiroz). Expulso aos 38 do 2º tempo, ao atingir Ganso, Rodrigo Ely será substituído pelo argentino Kannemann no 2º jogo.
FLUMINENSE – Fábio, Samuel Xavier, Thiago Silva (c), Thiago Santos e Esquerdinha (Guga); André, Martinelli (Keno, depois Lima), Alexsander (Bernal) e Ganso; Arias e Kauã Elias (Kennedy). O time perdeu 14 jogos de invencibilidade na Libertadores, depois de 9 vitórias e 5 empates.
O TÉCNICO Dorival Junior, paulista de 62 anos, esteve no Couto Pereira fazendo observações para a convocação de 6ª (17) para os jogos de setembro das eliminatórias para a Copa de 2026. Ele ganhou 32 dos 67 jogos dirigindo o Coritiba e foi campeão paranaense de 2008.
Foto: Albari Rosa / AFP