O FLUMINENSE fez 1 x 0 logo aos 2 minutos e levou a virada do Juventude aos 3 e aos 10 do 2º tempo, e ainda sofreu o 3º gol aos 29, mas diminuiu a diferença aos 48 minutos, e com a derrota (3 x 2) da noite desta 5ª (1), em Caxias do Sul, terá que vencer por dois gols, 4ª (7), no Maracanã.
O FLUMINENSE abriu o placar na primeira finalização da noite, com Lima, aos 2 minutos, e voltou do intervalo sem Nonato, contundido, e Marcelo, que atuou no meio-campo, entrando Keno e Felipe Andrade, nada criativos e sem apoio na marcação, que ficou bem comprometida.
O JUVENTUDE empatou aos 3 minutos com Lucas Barbosa, meia paulista de 23 anos, emprestado pelo Santos; fez a virada aos 10, com a cabeçada do zagueiro paulista Rodrigo Sam, de 29 anos, e marcou o 3º gol, aos 29, de fora da área, com o atacante santista Diego Gonçalves, de 29 anos.
O FLUMINENSE fez as outras duas substituições, antes de sofrer o 3º gol, com John Arias e Ganso nos lugares de Serna e Lima, aos 17, e aos 48 minutos diminuiu a diferença com o gol de cabeça do zagueiro Tiago Santos, completando na pequena área o cruzamento de John Arias.
NO JOGO DE VOLTA, 4ª feira (7), no Maracanã, o Juventude se classifica com empate, e o Fluminense só terá classificação direta sem vencer por dois gols. Se ganhar por um gol, a vaga para as quartas de final será decidida nos tiros livres da marca do pênalti.
O TÉCNICO Jair Ventura, carioca de 45 anos, conseguiu a primeira vitória na volta ao Juventude, e o gaúcho Mano Menezes, de 62 anos, criticou o calendário: “Poupei alguns porque vamos ter menos dois dias de descanso que o Bahia, adversário de domingo (4), que jogou 3ª (30). Essa diferença do calendário é inaceitável”.
DEPOIS DE TRÊS vitórias por 1 x 0 no Campeonato Brasileiro, o Fluminense foi o único a sofrer três gols nos jogos de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, em que só São Paulo, Athletico Paranaense e Flamengo ganharam (2 x 0) a vantagem de poder perder por 1 gol no jogo de volta.
QUATRO JOGOS poderão ser decididos em pênaltis, em caso de outro empate: Bahia x Botafogo e Vasco x Atlético Goianiense, ambos 1 x 1; Atlético Mineiro x CRB (2 x 2), e Grêmio x Corinthians, único 0 x 0. Foram marcados 19 gols nos jogos de ida das oitavas de final da Copa do Brasil.
O FLUMINENSE que levou a virada: Fábio, Guga, Antonio Carlos, Tiago Santos e Diogo Barbosa; Martinelli, Nonato (Felipe Andrade) e Marcelo (Keno); Kevin Serna (John Arias) e Kauã Elias (Kennedy). Antes da derrota, 32 mil ingressos já haviam sido vendidos para o jogo de volta no Maracanã.
JUVENTUDE 3 x 2 FLUMINENSE, na noite de céu limpo e 19 graus no estádio Alfredo Jaconi, registrou R$115.811,00. 9.087 pagantes. O árbitro paulista Luiz Flavio Oliveira advertiu os técnicos com cartão amarelo. O Fluminense ainda não venceu o Juventude, em Caxias do Sul, pela Copa do Brasil: 2 empates e a 2ª derrota.
Fotos: WILLIAM ANACLETO / FLUMINENSE FC e Fernando Alves/E.C Juventude