O SORTEIO DA TARDE DE HOJE (5) das oitavas de final de 2023 recolocou Fluminense e Argentinos Juniors em confronto depois de 12 anos. Os quatro jogos que disputaram, desde 5 de agosto de 1985, foram pela Libertadores, com duas vitórias dos argentinos, um empate e uma vitória do Fluminense, no último confronto, na noite da 4ª feira, 20 de abril de 2011, no Estádio Diego Maradona, em Buenos Aires. Nas oitavas de final de 2023, os jogos serão em agosto, dia 2, na Argentina, dia 9 no Maracanã porque o Fluminense foi 1º do Grupo D.

5 DE AGOSTO DE 1985, Fluminense 0 x 1 Argentinos Juniors.

23 DE AGOSTO DE 1985 – Argentinos Juniors 1 x 0 Fluminense.

9 DE FEVEREIRO DE 2011 – Fluminense 2 x 2 Argentinos Juniors.

20 DE ABRIL DE 2011 – Argentinos Juniors 2 x 4 Fluminense, a única vitória do Fluminense, então dirigido pelo técnico mineiro Enderson Moreira. O Fluminense já saiu para o intervalo com 2 x 1, gols de Julio Cesar, Salcedo empatou de pênalti, que sofreu de Gum, e Fred, com uma bomba em cobrança de falta. No 2º tempo, Oberman empatou e os gols de Rafael Moura, e Fred, de pênalti – de Navarro em Edinho -, deram a vitória ao Fluminense.

O FLUMINENSE, do último jogo e da única vitória sobre o Argentinos Juniors: Ricardo Berna, Mariano, Gum, Edinho e Julio Cesar (Tartá); Diguinho (Araújo), Valencia, Marquinho e Conca; Rafael Moura (Fernando Bob) e Fred. Bom dizer: o Fluminense afastou o atacante Emerson Sheik, que cantou no ônibus uma música do Flamengo. Revoltados com a derrota, torcedores jogaram cadeiras nos jogadores do Fluminense e o meia Valencia foi atingido de raspão.

                   FERNANDO DINIZ E A SELEÇÃO BRASILEIRA

O PRESIDENTE DO FLUMINENSE disse na manhã desta 4ª feira (5) que a ida de Fernando Diniz para a seleção nos jogos das datas Fifa, a partir de setembro, não causará prejuízo ao trabalho do técnico no clube, e salientou que, além da valorização profissional, trará ótima compensação financeira: “Não revelo o valor, por questão ética, mas corresponde ao que seria o da multa, caso tivesse que sair de vez. É uma ótima compensação financeira”.

O PRESIDENTE DO FLUMINENSE também fez questão de ressaltar a lisura do presidente da CBF, que o procurou após o jogo com o Sporting Cristal, em que o Fluminense se classificou para as oitavas de final da Libertadores: “Não nos conhecíamos pessoalmente. O presidente da CBF me causou boa impressão porque primeiro porque procurou o clube e desde logo disse que não teria nenhum interesse em prejudicar nosso trabalho. Foi muito correto”.