EMBORA TENHAM JÁ se enfrentado 75 vezes, Fluminense e Internacional abrirão amanhã (27) as semifinais da Libertadores de 2023, com um jogo inédito no Maracanã. O único que disputaram, pelo maior torneio de clubes
sul-americanos, foi o das oitavas de final de 2012, na noite da 6ª feira, 5 de outubro, mas no estádio Nilton Santos, onde o Fluminense venceu por 2 x 1, de virada, após 0 x 0 na ida, em Porto Alegre, e avançou às quartas de final com o Boca.

A VIRADA DO FLUMINENSE, do técnico Abel Braga, foi com gols de cabeça, o primeiro do zagueiro Leandro Eusebio, aos 15 minutos, e o segundo do artilheiro Fred, aos 45, ambos completando faltas muito bem batidas pelo meia Tiago Neves, único a marcar três gols em uma final de Libertadores. O Internacional, do técnico Dorival Junior, havia aberto o placar aos 13 minutos com o gol do atacante Leandro Damião. Os três gols marcados no 1º tempo.

FLUMINENSE – Diego Cavalieri, Bruno, Gum, Leandro Eusebio e Carlinhos; Edinho, Jean, Deco (Valencia) e Tiago Neves; Rafael Sobis (Marcos Junior) e Fred (Rafael Moura). O goleiro Diego Cavalieri foi um dos destaques do jogo.

INTERNACIONAL – Muriel, Nei, Índio, Moledo e Fabricio; Sandro Silva, Guiñazu (Dagoberto), Tinga (Jô) e Oscar; Datolo (Jajá) e Leandro Damião. O goleiro Muriel foi um dos nomes do jogo, com pelo menos três grandes defesas.

HOJE DIRETOR da comissão de arbitragem da CBF, o paulista Wilson Luis Seneme foi o árbitro. R$1.088.315,00. 29.430 pagantes, 33.386 presentes, no Engenhão, estádio que passou a ter o nome de Nilton Santos em janeiro de 2017.

  • DOS 75 CONFRONTOS, o Internacional venceu 31, e o Fluminense, 22, mesmo número de empates. Na Libertadores, um empate e uma vitória do Fluminense. No Campeonato Brasileiro, em 65 jogos, 26 vitórias do Internacional, 20 do Fluminense e 19 empates. Na Copa do Brasil, uma vitória de cada time. Com o mando de campo em 35 jogos, 15 vitórias do Fluminense, 9 do Internacional e 11 empates.
  • GOLEIRO MAIS VELHO do Fluminense, o sul-matogrossense Fabio, de 43 anos, já recordista brasileiro de jogos da Libertadores, completará 98 jogos amanhã (27), e chegará aos 100 jogos, se for à final do sábado, 4 de novembro, no Maracanã, com Boca ou Palmeiras.
  • OS TÉCNICOS Fernando Diniz e Eduardo Coudet têm a mesma idade (49) e jogaram na mesma posição (meia). Diniz é mineiro de Patos de Minas, ariano de 27 de março de 1974. Coudet é argentino, da capital Buenos Aires, virginiano de 12 de setembro de 1974. Na única vez em que se enfrentaram, 1 x 1, gols de Tiago Galhardo, hoje no Fortaleza, e Luciano, do Fluminense, hoje no São Paulo.
  • O FLUMINENSE não tem jogador sujeito a ficar fora do jogo de volta, 4ª feira, 4 de outubro, na Arena Beira Rio, em Porto Alegre. O Internacional ficaria no segundo jogo sem o volante chileno Charles Aránguiz, o zagueiro argentino Gabriel Mercado e o meia paulista Alan Patrick, se forem advertidos com cartão amarelo amanhã (24).