DEPOIS DE RENDER MAIS no 2º tempo, vencendo o Al-Ahly, campeão do Egito e da África, por 2 x 0, gols de Arias, de pênalti, mal marcado, e Kennedy, o Fluminense, campeão sul-americano, espera o Manchester City, campeão europeu, favorito na outra semifinal desta 3ª feira (19) com o Urawa Red Diamonds, do Japão, campeão da Ásia, para a decisão inédita do Mundial de clubes de 2023, 6ª feira (22), no estádio Rei Abdullah, na Arábia Saudita.
NÃO ESTÁVAMOS tão distantes da realidade, quando dissemos que o Fluminense poderia vencer o Al-Ahly, mas que o jogo seria difícil e complicado, tal como se viu nesta 2ª feira (18). O campeão da Libertadores passou sufoco e só melhorou na volta do intervalo, ainda que Arias tenha acertado duas bolas na trave, aos 8 e aos 24 minutos. Mas, aos 35, Fabio evitou o gol de cabeça do meia Kebaha, com uma grande defesa com a palma da mão direita.
O POLONÊS Szymon Marciniak, de 42 anos, árbitro das duas últimas finais mais importantes, a da Champions e da Copa do Mundo, errou ao marcar pênalti de Percy Tau em Marcelo, que deu uma caneta em Percy Tau, porque o atacante sul-africano não fez falta no lateral carioca. Três minutos depois, Arias bateu rasteiro de pé direito, no canto direito, aos 25, e abriu o placar. O 2º gol, aos 44, foi de Kennedy, de pé esquerdo, no canto direito.
O TÉCNICO Fernando Diniz reconheceu: “No 1º tempo não rendemos tão bem, prejudicados pela tensão natural do nervosismo da estreia. Melhoramos no 2º tempo e podemos render mais na decisão de 6ª feira”. Diniz disse que “embora o City seja favorito, o futebol é surpreendente”. O time do 2 x 0 no Al-Ahly: Fabio, Samuel Xavier (Guga), Nino (c), Felipe Melo (Marlon) e Marcelo (Diogo Barbosa); André, Martinelli e Ganso (Kennedy); Arias, Cano e Keno (Lima).
A TENDÊNCIA é que na decisão de 6ª feira (22), com City ou Urawa, a equipe seja a que iniciou com o Al-Ahly. Felipe Melo, Ganso; Keno e Samuel Xavier, substituídos por precaução nos minutos finais, saíram com pequeno desconforto muscular. Em seu 72º jogo em 2023, com 37 vitórias, 13 empates, 21 derrotas, saldo de 45 gols (115 a 45), o Fluminense tentará o 3º título do ano, depois de campeão carioca (4 x 1 no Flamengo) e campeão da Libertadores (2 x 1 no Boca).
OS PRINCIPAIS jornais esportivos europeus não fazem referência ao Mundial de clubes, disputado pela última vez no formato de sete equipes, de vez que será alternativo em 2024, com o campeão europeu decidindo com o vencedor do playoff entre outros continentes, e passará a ser com 32 equipes, a partir de 2025. Só o Marca e o Mundo Desportivo, da Espanha, fazem referência a Marcelo, que pode ganhar o quinto título, depois de quatro no Real Madrid.
OS JORNAIS INGLESES nada publicam sobre a semifinal que o Manchester City, campeão europeu, disputará nesta 3ª feira (19) com o Urawa Red Diamonds, campeão da Ásia. O próprio técnico espanhol Josep Guardiola, depois do surpreendente 2 x 2 de sábado (16), em casa, com o Crystal Palace, pela 17ª rodada da Premier League, limitou-se a dizer que nada sabe sobre o adversário japonês, mas que “o City vai tentar o título que ainda não conseguiu”.
Fotos: UOL e Gazeta Esportiva