Escolha uma Página

Único do Rio a fazer gol e a não perder na rodada, o Fluminense ajudou o Flamengo a não ficar tão distante do líder, ao empatar (1 x 1) com o São Paulo, na tarde deste primeiro domingo (1) de setembro, no Morumbi, diante de 49.348 pagantes, com renda de R$1.881.675,00. Se houvesse ganho, o São Paulo teria ficado sete pontos à frente, mas, com o empate, a diferença sobre o Flamengo, terceiro colocado, ficou em seis pontos.

EXPULSÃO – Além das ausências de Nenê (suspenso) e Everton (contundido), o São Paulo jogou com 10 desde os 33 do primeiro tempo, quando o meia Diego Souza deu uma cotovelada no lateral Léo e foi (bem) expulso pelo árbitro FIFA Dewson Freitas, da Federação Paraense. No início do segundo tempo, o zagueiro Anderson Martins cabeceou para trás o lançamento do equatoriano Sornoza e fez contra, aos nove minutos, o gol do Fluminense. O goleiro Sidão se adiantou e o gol ficou vazio.

ACERTO – O técnico uruguaio Diego Aguirre acertou nas duas substituições simultâneas – Tréllez no lugar de Shaylon e Regis no de Edimar – porque o São Paulo voltou a ser mais ofensivo, e seis minutos depois chegou ao empate. Regis ganhou a dividida com Airton, lateral do Fluminense, e antes que a bola transpusesse a linha de fundo, cruzou na cabeça do colombiano Tréllez, que desviou do goleiro Julio Cesar. Aos 41, Mateus Alessandro quase fez o segundo do Fluminense, ao acertar chute enviezado na trave esquerda.

SÉTIMO EMPATE – Invicto como mandante, o São Paulo empatou pela terceira vez em onze jogos no Morumbi, onde ganhou oito. Líder isolado com 46 pontos – 13 vitórias, 7 empates, 2 derrotas -, o São Paulo tem saldo de 18 gols, com 35 narcados e 18 sofridos. O próximo jogo será quarta (5), em Belo Horizonte, com o Atlético Mineiro.

O FLUMINENSE empatou pela quarta vez como visitante e se manteve no meio da tabela, décimo com 27 pontos – 7 vitórias, 6 empates, 9 derrotas – e com saldo negativo de cinco gols: 22 marcados, 27 sofridos. O próximo jogo será quinta (6), no Maracanã, com o Vitória. Além do artilheiro Pedro, em tratamento de problema muscular, o time não terá o meia Sornoza, convocado para os amistosos da seleção do Equador.

SPORT PUXA VASCO PARA MAIS PERTO DO REBAIXAMENTO

Ao derrotar (1 x 0) o lanterna Paraná, agora com oito jogos sem vitória, o Sport – não vencia há 11 jogos – chegou aos 23 pontos, só um ponto abaixo do Vasco (24), que passa a ser o primeiro fora da zona de rebaixamento. O gol da vitória do Sport, aos 15 do primeiro tempo, foi do meia Gabriel, ex-Flamengo. Sete minutos depois, o árbitro mineiro Emerson Ferreira prejudicou o Paraná, ao invalidar gol de cabeça de Grampola, por impedido inexistente.

O Sport soma 16 pontos em casa e na próxima quarta (5) fará o grande clássico do Nordeste, na Arena Fonte Nova, em Salvador, com o Bahia. Já o lanterna Paraná, que sofreu a décima terceira derrota em 22 jogos, receberá a Chapecoense, no estádio Durival de Brito, na Vila Capanema, em Curitiba.

ATLÉTICO PARANAENSE SUBIU QUATRO POSIÇÕES

Com a quarta vitória consecutiva, o Atlético Paranaense chegou aos 27 pontos e subiu do décimo terceiro para o nono lugar – 7 vitórias, 6 empates, 8 derrotas – e saldo de cinco gols (25 x 20), ao ganhar (2 x 0) do Bahia, na tarde deste domingo (2), na Arena da Baixada, em Curitiba.

O Atlético Paranaense ultrapassou Santos e Fluminense – também com 27 pontos – no saldo de gols, o América Mineiro (26 pontos), Vitória e Bahia (25) e o Botafogo, que ao ser goleado (4 x 0) pelo Grêmio caiu três posições e terminou a vigésima segunda rodada em décimo quinto com 25 pontos, atrás do Vitória e do Bahia no saldo de gols.

O ATACANTE PARAENSE Rony, de 23 anos, que jogou no Clube do Remo e no Cruzeiro, fez sua estreia marcando o segundo gol, com passe de Pablo, que havia feito o primeiro, de fora da área, em tarde chuvosa e com o campo pesado. Rony estava no Albirex Nigata, do Japão.

Foto: LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C.