MAIS DE 40 MIL APOIARÃO o Fluminense, no único jogo da tarde deste sábado (22), na abertura da 2ª rodada do Brasileiro, no Maracanã, com o Athletico Paranaense, que poupará cinco titulares: o zagueiro Zé Ivaldo; o volante Fernandinho; o meia uruguaio Terans; o lateral Pedrinho e o atacante Vitor Roque, artilheiro do time, para o jogo de 3ª (25), com o CRB, em que precisa vencer por dois gols para continuar na Copa do Brasil, após perder na ida por 1 x 0.

O FLUMINENSE manterá a base da vitória como visitante na estreia sobre o América Mineiro por 3 x 0, mas o lateral Marcelo, com desconforto muscular, é um dos titulares que serão preservados, depois de pedir substituição antes do intervalo, na vitória de 3ª (18), sobre o boliviano The Strongest por 1 x 0. O técnico Fernando Diniz, que completa 63 jogos, resume: “Vamos para mais um jogo com adversário de qualidade, mas buscando a evolução, como sempre”.

DEPOIS DO DOMINGO de folga, o Fluminense viajará a Belém para o jogo de 3ª (25), no Mangueirão, em que pode perder por dois gols, que estará nas oitavas de final da Copa do Brasil, após vencer o Paysandu por 3 x 0 no Maracanã. Conforme as circunstâncias, no decorrer do jogo alguns serão poupados para sábado (29) com o Fortaleza, na Arena Castelão, porque 3ª (2 de maio) o Fluminense jogará com o Ríver, no Maracanã, valendo a liderança do Grupo D da Libertadores.

JOHN ARIAS, um dos destaques da equipe, completará hoje (22) o centésimo jogo com a camisa do Fluminense, desde a estreia, no intervalo do jogo com o Atlético Mineiro, pela Copa do Brasil, em 26 de agosto de 2021. O meia-ponta de 25 anos tem 50% dos direitos adquiridos pelo Fluminense, que pagou 600 mil dólares (R$3.100 mil) ao Patriotas FC, da cidade de Tunja, na Cordilheira Oriental dos Andres, a 130 km de Bogotá, capital da Colômbia.

SERÁ O 58º JOGO entre os times, com vantagem de cinco vitórias do Athletico Paranaense (26 a 21), e 10 empates. O Athletico também tem vantagem de três vitórias (22 a 19), em 50 jogos do Campeonato Brasileiro, com 8 empates. Nos jogos do Brasileiro de 2022, Fluminense 2 x 1 e Athletico Paranaense 1 x 0. Paulo Cesar Zanovelli, árbitro mineiro de 33 anos, autônomo, do quadro nacional da CBF e da Fifa, apitará o jogo de hoje (22), no Maracanã.

                                     A ESTREIA DE DORIVAL JUNIOR

O SÃO PAULO demitiu Rogerio Ceni, após perder para o Botafogo por 2 x 1 na estreia, e cinco anos depois terá a volta de Dorival Junior, sem clube desde que saiu do Flamengo, campeão da Copa do Brasil e da Libertadores de 2022, sem ter o contrato renovado. Após o único treino, ontem (21), o técnico disse: “Volto para um clube que não vive o momento que merece. Sou consciente do passo que estou dando. Algo ficou plantado em 2018 e volto para dar sequência”.

O SÃO PAULO joga às 18h30min de hoje (22), no Morumbi, com o América Mineiro, que também tenta a primeira vitória no Brasileiro, depois de perder em casa para o Fluminense por 3 x 0, e da segunda derrota consecutiva, na Sul-Americana, para o Defensa y Justicia, 4ª feira (19), na Argentina. O técnico Vagner Mancini deve promover a estreia do lateral Marcinho, condenado a três anos de prisão pela morte do casal Cristina e Alexandre, em 29 de dezembro de 2020, quando dirigia em alta velocidade, no Recreio, bairro da Zona Oeste do Rio. Marcinho cumpre a pena em liberdade.

                                      JOGO DE TÉCNICOS PORTUGUESES

NO OUTRO DAS 18h30 min deste sábado (22), na Arena Pantanal, o confronto de técnicos portugueses: Ivo Vieira, do Cuiabá, tenta a reabilitação da derrota na estreia com o Palmeiras por 2 x 1, e Pedro Caixinha, do Bragantino, pretende a segunda vitória, depois da única virada da 1ª rodada, em que venceu o Bahia por 2 x 1. O árbitro norte-riograndense Caio Augusto Vieira, de 40 anos, em sua quinta temporada na Série A, apitará Cuiabá x Bragantino.

                                    CAMPEÃO x VICE-CAMPEÃO DA SÉRIE B

NO ÚLTIMO JOGO DE HOJE (22) da Série A, às 21 horas na Arena Independência, em Belo Horizonte, o primeiro confronto dos times que subiram da Série B de 2022, o campeão Grêmio, e o vice-campeão Cruzeiro, com arbitragem do paulista Flavio de Sousa. O Grêmio ganhou 16 dos 20 jogos de 2023, e o título gaúcho pelo sexto ano consecutivo, realçando ainda mais o trabalho do técnico Renato Portaluppi, ídolo e único com estátua, em tamanho natural, na entrada da Arena Grêmio.

DEPOIS DA BELA CAMPANHA de campeão da Série B de 2022, com mais 13 pontos que o vice Grêmio (78 a 65); mais vitórias (23); ataque mais positivo (57), e o expressivo saldo de 31 gols, o Cruzeiro demitiu o uruguaio Paulo Pezzolano e contratou o português Pepa, perdendo na estreia da Série A para o Corinthians por 2 x 1. A estreia do atacante Henrique Dourado, de 33 anos, ex-Flu e Fla, pode ser a novidade do Cruzeiro.