Com os 3 x 0 sobre o Botafogo, que já entrou sem chance de se classificar, o Fluminense terminou em primeiro no Grupo B, o que lhe dá a vantagem do empate no Fla-Flu de quarta (12), às 20h30m, para ser finalista da Taça Guanabara, porque o Flamengo ficou em segundo no Grupo A, igual em vitórias (4), empate (1) e derrota (1),  perdendo no saldo por apenas um gol  para o Boavista (6 a 5), que fará a outra semifinal com o Volta Redonda.

ALBERTO VALENTIM, técnico do Botafogo, foi demitido antes de sair do vestiário. Em sua segunda passagem pelo clube, só ganhou 7 dos 17 jogosEm 2018, quando trocou o Botafogo pelo Pyramids, do Egito, havia comandado o time em 25 jogos com 11 vitórias, e ganhou o Campeonato Carioca. Desde que o contrato foi renovado, no final de 2019, o nome do técnico não era o da preferência da maioria dos dirigentes. Foi por falta de opção.

ANTECIPADO – A semifinal Boavista x Volta Redonda será no próximo domingo (16), no estádio Elcyr Resende, em Bacaxá, distrito de Saquarema. O Boavista terá a vantagem do empate para ser finalista da Taça Guanabara, pela campanha superior à do Volta Redonda na fase de grupos. O Fla-Flu foi antecipado para quarta (12) porque o Flamengo decidirá a Supercopa do Brasil com o Athletico Paranaense no próximo domingo (16), às 11 horas, no estádio Mané Garrincha, em Brasília.

DECEPÇÃO – O Botafogo foi uma decepção na Taça Guanabara 2020, inclusive para seu mais recente contratado, o atacante japonês Honda, que viu o time perder (3 x 0) para o Fluminense, que liquidou o jogo em menos de meia hora no primeiro tempo. Nenê marcou os dois primeiros gols, aos 10 e aos 19, e Wellington Silva, que reestreou, fez o terceiro aos 38. Os laterais Gilberto e Egídio tiveram boa participação nos gols.

ESTREANTES – O Fluminense promoveu também as estreias dos atacantes Caio Paulista, que entrou no lugar de Wellington Silva aos 23 do segundo tempo, e do meia peruano Fernando Pacheco, sem tempo, que substituiu Yuri Lima, aos 44. O meia Ganso, ainda em fase de recuperação do condicionamento fisico, entrou aos 34 do segundo tempo. Uma substituição com o objetivo claro de que Nenê fosse muito aplaudido ao sair de campo.

12 MIL PAGANTES – Fluminense 3 x 0 Botafogo, em tarde de muito calor no Maracanã, registrou R$498.545,00, com 12.665 pagantes, mantendo o cenário desalentador do clássico nos últimos anos. O único cartão amarelo foi o de Igor Cassio, meia-atacante do Botafogo, aos 8 do segundo tempo, por falta em Wellington Silva. O árbitro Wagner Magalhães, um dos três da Federação do Rio de Janeiro na FIFA, teve atuação segura.

VASCO TERMINA MAL – Melancólica a despedida do Vasco da Taça Guanabara 2020. Com a pior campanha dos quatro grandes, o time venceu (3 x 2) a Portuguesa, no estádio do Boavista, em Saquarema. O zagueiro Werley marcou dois gols e o outro gol foi do atacante argentino German Cano. O técnico Abel Braga disse que “os titulares entraram porque é preciso que aumentem o ritmo de jogo”.

O VASCO terminou a Taça Guanabara em quarto lugar no Grupo B, com sete pontos, só um ponto a mais que a Portuguesa, que ficou em quarto no Grupo A. Pelo mesmo placar (3 x 2) da vitória do Vasco sobre a Portuguesa, o Resende ganhou da Cabofriense, no estádio de Cabo Frio, livrando-se de ser o único a terminar a Taça Guanabara sem vitória.

COPA DO BRASIL – O Vasco levará o time completo ao estádio Alberto Silva, em Teresina, para o jogo de estreia na fase de grupos da Copa do Brasil, quarta (12) com a Associação Atlética de Altos, que ganhou a segunda divisão em 2015 e foi bicampeã piauiense da primeira divisão em 2017-18. Altos é um município da Grande Teresina, a apenas 38 km da capital do Piauí. Ao Vasco basta o empate para passar de fase na Copa do Brasil. 

UMA SEMANA depois, o Vasco fará o jogo de volta com o Oriente Petrolero, na Bolívia, quarta (19), também só precisando do empate para seguir na Copa Sul-Americana, depois de ganhar (1 x 0, gol de German Cano) o jogo de ida em São Januário.

Foto: Esporte Interativo