Com a vitória (2 x 1) sobre a Cabofriense, na tarde deste domingo (10), no Maracanã, o Fluminense não só assumiu a liderança do Grupo A da Taça Rio com sete pontos, mas também chegou ao terceiro lugar da classificação geral. Assim, se o Vasco – terceiro do grupo com cinco, um ponto abaixo do vice-lider Volta Redonda -, que já ganhou a Taça Guanabara, vencer também a Taça Rio, o Fluminense estará garantido entre os dois que disputarão a semifinal do Campeonato Carioca de 2019.

Com a derrota, a Cabofriense – vice-lider com seis pontos – perdeu a chance de assumir a liderança do Grupo B, que é do Flamengo com sete pontos, após o 1 x 1 de sábado (9) com o Vasco. Mas, mesmo com a derrota para o Fluminense, a Cabofriense manteve a  vice-liderança do grupo, por ter vantagem sobre o Bangu, também com seis pontos, no saldo de gols (4 a 2).

ARTILHEIROS DECIDIRAM – O colombiano Yony Gonzalez fez o belo gol do primeiro tempo, aos 25, com passe de cabeça do meia Allan. Na volta do intervalo, Luciano marcou o segundo gol, aos 20, em jogada com a participação dos laterais Caio Henrique e Gilberto e do meia Ganso. Bom dizer: Yony Gonzalez e Luciano, com seis gols cada, são os artilheiros do Fluminense em 2019. Yony Gonzalez poderia ter feito mais um, mas seu chute forte e bem colocado parou na trave direita do goleiro George.

MAIS DE UM ANO – O atacante Abner, de 23 anos, 1,76m, formado na base da Cabofriense, fez o gol mais bonito aos 43 do segundo tempo, finalizando no ângulo, sem chance para o goleiro. Abner não jogava há mais de um ano, devido à lesão no joelho esquerdo no 1 x 1 com o Goytacaz, em 27/12/2017, no torneio seletivo. Uma semana antes, Abner havia feito, pela primeira vez, três gols em um jogo, nos 3 x 1 sobre o Resende. “Sofri muito esse tempo todo, mas nunca perdi a fé em Deus de poder voltar a jogar. Estou feliz, mesmo perdendo o jogo, porque nada senti e ainda fiz um gol” – resumiu emocionado. 

FLUMINENSE – Rodolfo, Gilberto, Mateus Ferraz, Digão (Leo Santos, 31 do segundo tempo) e Caio Henrique; Airton, Allan, Dodi (Calazans, 23 do segundo tempo) e Ganso; Luciano e Yony Gonzalez (Marcos Paulo, 40 do segundo tempo).Técnico – Fernando Diniz. Fluminense x Botafogo será o clássico da quarta rodada da Taça Rio, domingo (17), no Maracanã. O jogo poderá marcar a estreia do meia Diego Souza, que o São Paulo emprestou até dezembro ao Botafogo.

CONTRA EX-TIME – O próximo jogo da Cabofriense, domingo (17), será o Vasco. O reencontro do técnico Valdir Moraes, que na próxima sexta (15) completará 47 anos, com o Vasco, que defendeu de 92 a 95 e de 2002 a 2004, com 106 gols em 226 jogos, e em que atuou como assistente-técnico de 2015 a 2018. O trabalho que realiza na Cabofriense é muito bom e o time vinha de duas vitórias até perder para o Fluminense.

QUATRO CARTÕES – O árbitro Leonardo Cavaleiro aplicou quatro cartões amarelos. O lateral-direito Bruno Lima, da Cabofriense, foi o único advertido no primeiro tempo. Os dois do Fluminense foram para o lateral Caio Henrique e o zagueiro Mateus Ferraz, e o último do jogo para o goleiro George, da Cabofriense, veemente na reclamação pela falta de Mateus Ferraz em Rincón. Foi o único erro do árbitro porque o carrinho de Mateus Ferraz, na dividida com Rincon, deveria ser punido com expulsão. R$208.756,00. 8.207 pagantes, em tarde de mormaço no Maracanã.

RESPEITO – Fluminense e Cabofriense respeitaram antes do jogo um minuto de silêncio pela memória da Sra.Ivone Bacchi, mãe de Tite, técnico da seleção brasileira, falecida aos 83 anos, sábado (9), na residência da família, em Caxias do Sul, na Serra gaúcha. 

BOTAFOGO x MADUREIRA – A terceira rodada da Taça Rio será concluída na noite desta segunda (11), às 20 horas, no estádio Nilton Santos. Penúltimo do Grupo B, com um ponto em dois jogos, o Botafogo tentará a primeira vitória no jogo com o Madureira, quarto do Grupo A com um ponto e também ainda em busca da primeira vitória. Os dois estão iguais com saldo negativo de um gol. O Botafogo ainda não confirmou, mas o meia Diego Souza deverá comparecer.